Criação de conhecimento organizacional : teorizações do campo de estudo
By: BALESTRIN, Alsones.
Material type: ArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jan./mar.2007O&S - Organizações e Sociedade 14, 40, p. 153-168Abstract: O presente artigo buscou apresentar algumas teorizações sobre conhecimento organizacional,Abstract: sobretudo, em relação à dimensão dos espaços de criação de conhecimento,Abstract: chegando ao final com a apresentação de um esquema conceitual.Abstract: As principais implicações teóricas foram as seguintes: a) em uma mesma organizaçãoAbstract: podem coexistir diversos tipos de conhecimento tácito versus explícito, simplesAbstract: versus complexo, sistêmico versus independente, humano versus estruturado; b) o conhecimentoAbstract: não existe somente na cognição dos indivíduos, necessitando para a sua criaçãoAbstract: de um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entreAbstract: indivíduos; c) as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) poderão contribuir ouAbstract: dificultar o processo de criação de conhecimento; e d) para potencializar os processos deAbstract: inovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreçaAbstract: o relacionamento informal e face a face, criando um ambiente de sinergia e estímuloAbstract: em que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livrementeAbstract: compartilhados. A principal contribuição das teorizações delineadas visa orientar asAbstract: organizações para um melhor alinhamento entre processos e estrutura com o fim deAbstract: potencializar a criação de ativos de conhecimento.O presente artigo buscou apresentar algumas teorizações sobre conhecimento organizacional,
sobretudo, em relação à dimensão dos espaços de criação de conhecimento,
chegando ao final com a apresentação de um esquema conceitual.
As principais implicações teóricas foram as seguintes: a) em uma mesma organização
podem coexistir diversos tipos de conhecimento tácito versus explícito, simples
versus complexo, sistêmico versus independente, humano versus estruturado; b) o conhecimento
não existe somente na cognição dos indivíduos, necessitando para a sua criação
de um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entre
indivíduos; c) as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) poderão contribuir ou
dificultar o processo de criação de conhecimento; e d) para potencializar os processos de
inovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreça
o relacionamento informal e face a face, criando um ambiente de sinergia e estímulo
em que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livremente
compartilhados. A principal contribuição das teorizações delineadas visa orientar as
organizações para um melhor alinhamento entre processos e estrutura com o fim de
potencializar a criação de ativos de conhecimento.
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