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Criação de conhecimento organizacional : teorizações do campo de estudo

By: BALESTRIN, Alsones.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, jan./mar.2007O&S - Organizações e Sociedade 14, 40, p. 153-168Abstract: O presente artigo buscou apresentar algumas teorizações sobre conhecimento organizacional,Abstract: sobretudo, em relação à dimensão dos “espaços de criação de conhecimento”,Abstract: chegando ao final com a apresentação de um esquema conceitual.Abstract: As principais implicações teóricas foram as seguintes: a) em uma mesma organizaçãoAbstract: podem coexistir diversos tipos de conhecimento – tácito versus explícito, simplesAbstract: versus complexo, sistêmico versus independente, humano versus estruturado; b) o conhecimentoAbstract: não existe somente na cognição dos indivíduos, necessitando para a sua criaçãoAbstract: de um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entreAbstract: indivíduos; c) as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) poderão contribuir ouAbstract: dificultar o processo de criação de conhecimento; e d) para potencializar os processos deAbstract: inovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreçaAbstract: o relacionamento informal e face a face, criando um ambiente de sinergia e estímuloAbstract: em que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livrementeAbstract: compartilhados. A principal contribuição das teorizações delineadas visa orientar asAbstract: organizações para um melhor alinhamento entre processos e estrutura com o fim deAbstract: potencializar a criação de ativos de conhecimento.
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O presente artigo buscou apresentar algumas teorizações sobre conhecimento organizacional,

sobretudo, em relação à dimensão dos “espaços de criação de conhecimento”,

chegando ao final com a apresentação de um esquema conceitual.

As principais implicações teóricas foram as seguintes: a) em uma mesma organização

podem coexistir diversos tipos de conhecimento – tácito versus explícito, simples

versus complexo, sistêmico versus independente, humano versus estruturado; b) o conhecimento

não existe somente na cognição dos indivíduos, necessitando para a sua criação

de um contexto específico em termos de tempo, de espaço e de relacionamento entre

indivíduos; c) as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) poderão contribuir ou

dificultar o processo de criação de conhecimento; e d) para potencializar os processos de

inovação, a organização deverá dispor em sua estrutura de espaços e situações que favoreça

o relacionamento informal e face a face, criando um ambiente de sinergia e estímulo

em que as emoções, as experiências, os sentimentos e as imagens mentais sejam livremente

compartilhados. A principal contribuição das teorizações delineadas visa orientar as

organizações para um melhor alinhamento entre processos e estrutura com o fim de

potencializar a criação de ativos de conhecimento.

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