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Governo que aprende : gestão do conhecimento em organizações do executvo federal

By: Batista, Fábio Ferreira.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1022.Publisher: Brasília : IPEA, 2004Description: 108 p.Online resources: Acesso
Contents:
Este trabalho discute o conceito da Gestão do Conhecimento (GCO) e a sua importânciapara a Administração Pública, além de identificar o estágio de implementaçãoda GCO em que se encontram seis organizações do executivo federal ? Banco do Brasil,Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária (Embrapa), Serviço de Processamento de Dados (Serpro), e PetróleoBrasileiro (Petrobras) ?, com base no método da American Productivity and QualityCenter (APQC): ?Road Map to Knowledge Management Results?.O estudo destaca algumas práticas de sucesso, situa o tema GCO nas organizaçõespúblicas no campo de estudo da Gestão Pública e defende a tese de que a finalidade daGCO em tais organizações deve ser vista de forma mais ampla que em empresas do setorprodutivo. Além disso, ressalta a importância da implementação de uma política de gestãodo conhecimento ? com diretrizes e estratégias claramente definidas ? para ?massificar?e agilizar o processo de institucionalização da GCO na Administração Pública.
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Este trabalho discute o conceito da Gestão do Conhecimento (GCO) e a sua importânciapara a Administração Pública, além de identificar o estágio de implementaçãoda GCO em que se encontram seis organizações do executivo federal ? Banco do Brasil,Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária (Embrapa), Serviço de Processamento de Dados (Serpro), e PetróleoBrasileiro (Petrobras) ?, com base no método da American Productivity and QualityCenter (APQC): ?Road Map to Knowledge Management Results?.O estudo destaca algumas práticas de sucesso, situa o tema GCO nas organizaçõespúblicas no campo de estudo da Gestão Pública e defende a tese de que a finalidade daGCO em tais organizações deve ser vista de forma mais ampla que em empresas do setorprodutivo. Além disso, ressalta a importância da implementação de uma política de gestãodo conhecimento ? com diretrizes e estratégias claramente definidas ? para ?massificar?e agilizar o processo de institucionalização da GCO na Administração Pública.

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Escola Nacional de Administração Pública

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