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Aprendizagem e competências organizacionais em instituições de educação tecnológica : estudos de casos

By: TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch.
Contributor(s): FISCHER André Luiz.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, out./nov./dez. 2009RA - USP Revista de Administração 44, 4, p. 327-341Abstract: O objetivo neste artigo é analisar os processos de aprendizagem organizacional, por meio da investigação da apropricação do conhecimento e das mudanças nos recursos organizacionais, e sua inter-relação com o desenvolvimento de competências em duas instituições de ensino superior: a unidade de Curitiba do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) e o Centro de Educação Tecnológica do Grupo Opet (CET-Opet). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve como estratégia de pesquisa o estudo múltiplo de casos. Cabe ressaltar que o fenômeno analisado refere-se à oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs). Os elementos conceituais da pesquisa foram suportados pela teoria da firma baseada em resursos e por pressupostos das teorias institucional e de cultura organizacional. Como resultado, identificou-se como a articulação de recursos compôs novas competências organizacionais e quais foram os conhecimentos críticos que possibilitaram o estabelecimento de novas rotinas e práticas nas duas instituições selecionadas. Entre as conclusões, confirmou-se que o resultado da aprendizagem organizacional é a aquisição de uma competência podem ser desenvolvidas e que os processos de aprendizagem ocorrem por meio de profundas mudanças e pela institucionalização do conhecimento nas práticas organizacionais.
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O objetivo neste artigo é analisar os processos de aprendizagem organizacional, por meio da investigação da apropricação do conhecimento e das mudanças nos recursos organizacionais, e sua inter-relação com o desenvolvimento de competências em duas instituições de ensino superior: a unidade de Curitiba do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) e o Centro de Educação Tecnológica do Grupo Opet (CET-Opet). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve como estratégia de pesquisa o estudo múltiplo de casos. Cabe ressaltar que o fenômeno analisado refere-se à oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs). Os elementos conceituais da pesquisa foram suportados pela teoria da firma baseada em resursos e por pressupostos das teorias institucional e de cultura organizacional. Como resultado, identificou-se como a articulação de recursos compôs novas competências organizacionais e quais foram os conhecimentos críticos que possibilitaram o estabelecimento de novas rotinas e práticas nas duas instituições selecionadas. Entre as conclusões, confirmou-se que o resultado da aprendizagem organizacional é a aquisição de uma competência podem ser desenvolvidas e que os processos de aprendizagem ocorrem por meio de profundas mudanças e pela institucionalização do conhecimento nas práticas organizacionais.

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