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Pedagogia do oprimido

By: FREIRE, Paulo.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: O Mundo Hoje ; v.21.Publisher: Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1984Edition: 13 ed.Description: 218 p.Subject(s): Educação | Pedagogia
Contents:
- Capítulo I 1. Justificativa da pedagogia do oprimido 2. A contradição opressores-oprimidos, sua superação 3. A situação concreto de opressão e os opressores 4. A situação concreta de opressão e os oprimidos 5. Ninguém liberta ninguém, ninguém liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão - Capítulo II 1. A concepção bancária da educação como instrumento da opressão, seus pressupostos, sua crítica 2. A concepção problematizadora da educação e a libertação, seus pressupostos 3. A concepção bancária e a contradição educador- educando 4. A concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando: ninguém educa ninguém - ninguém se educa a si mesmo - os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo 5. O homem como um ser inconcluso, consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais - Capítulo III 1. A dialogidade - essência da educação como prática da liberdade 2. Dialogicidade e diálogo 3. O diálogo começou na busca do conteúdo programático 4. As relações homens-mundo, os temas gerados e o conteúdo programático desta educação 5. A investigação dos temas geradores e sua metodologia 6. A significação conscientezadora da investigação dos temas geradores 7. Os vários momentos da investigação - Capítulo IV 1. A antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas: a primeira, que serve à opressão; a segunda à libertação 2. A teoria da ação antidialógica e suas características: a conquista, dividir para dominar, a manipulação, a invasão cultural 3. A teoria da ação dialógica e suas características: a co-laboração, a união, a organização, a síntese cultural
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 12F8661p (Browse shelf) 1 Available 10003984

- Capítulo I 1. Justificativa da pedagogia do oprimido 2. A contradição opressores-oprimidos, sua superação 3. A situação concreto de opressão e os opressores 4. A situação concreta de opressão e os oprimidos 5. Ninguém liberta ninguém, ninguém liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão - Capítulo II 1. A concepção bancária da educação como instrumento da opressão, seus pressupostos, sua crítica 2. A concepção problematizadora da educação e a libertação, seus pressupostos 3. A concepção bancária e a contradição educador- educando 4. A concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando: ninguém educa ninguém - ninguém se educa a si mesmo - os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo 5. O homem como um ser inconcluso, consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais - Capítulo III 1. A dialogidade - essência da educação como prática da liberdade 2. Dialogicidade e diálogo 3. O diálogo começou na busca do conteúdo programático 4. As relações homens-mundo, os temas gerados e o conteúdo programático desta educação 5. A investigação dos temas geradores e sua metodologia 6. A significação conscientezadora da investigação dos temas geradores 7. Os vários momentos da investigação - Capítulo IV 1. A antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas: a primeira, que serve à opressão; a segunda à libertação 2. A teoria da ação antidialógica e suas características: a conquista, dividir para dominar, a manipulação, a invasão cultural 3. A teoria da ação dialógica e suas características: a co-laboração, a união, a organização, a síntese cultural

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