<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Filosofia da educação
Normal view MARC view ISBD view

Filosofia da educação

By: GILES, Thomas Ransom.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Paulo : EPU, 1983Description: 114 p.Subject(s): Educação
Contents:
1. Filosofar e educar 1.1 Que significa filosofar? 1.2 Questões filosóficas 1.3 A interconexão e relevância de questões filosóficas 1.4 Filosofia e métodos 1.5 Que significa educar? 1.6 Filosofia da educação 1.7 Filosofia da educação/ciências da educação 1.8 Filosofia, ideologia e educação 1.9 Pontos para reflexão 2. Educação e teorias do conhecimento 2.1 O processo educativo e o ato do conhecimento 2.2 Teorias da verdade 2.3 Um esboço histórico do problema do conhecimento 2.4 Explicações alternativas do conhecimento: filosofia/psicologia experimental 2.5 Pontos para reflexão 3. O processo educativo e imagem do homem 3.1 A formação do homem tradicional: imagem-ideal das civilizações orientais 3.2 O processo educativo clássico: Grécia e Roma 3.3 A formação do homem de fé: imagem-ideal da Europa medieval 3.4 A formação do homem que se torna humano: imagem-ideal da renascença 3.5 A formação do homem que se emancipa do passado:imagem-ideal do início da época moderna 3.6 A formação do homem crítico e racionalista: imagem-ideal do iluminismo 3.7 A formação do homem natural: imagem-ideal do romantismo - Jean-Jacques Rousseau 3.8 A formação do homem livre, igual, fraterno: imagem-ideal da revolução francesa 3.9 A formação do homem emancipado de todas as tutelas: imagem-ideal do neo-humanismo 3.10 A formação do homem do povo: imagem-ideal de pestalozzi 3.11 A formação do homem moral: imagem-ideal de herbart 3.12 A formação do homem na sua atividade criadora: imagem-ideal de froebel 3.13 A formação do homem dentro dos moldes da ciência: imagem-ideal de herbert spencer 3.14 A pluralidade de imagens-ideais: a época contemporânea 3.15 Pontos para reflexão 4. Críticas ao processo educativo 4.1 Marx e Engels: a necessidade de uma verdadeira revolução no processo educativo 4.2 Ivan Illich: a abolição de todos os processos educativos atuais, a desescolarização da sociedade 4.3 Paulo Freire: a crítica aos processos educativos diante da problemática brasileira 4.4 Pontos para reflexão
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 12G4723f (Browse shelf) 1 Available 10004034

1. Filosofar e educar 1.1 Que significa filosofar? 1.2 Questões filosóficas 1.3 A interconexão e relevância de questões filosóficas 1.4 Filosofia e métodos 1.5 Que significa educar? 1.6 Filosofia da educação 1.7 Filosofia da educação/ciências da educação 1.8 Filosofia, ideologia e educação 1.9 Pontos para reflexão 2. Educação e teorias do conhecimento 2.1 O processo educativo e o ato do conhecimento 2.2 Teorias da verdade 2.3 Um esboço histórico do problema do conhecimento 2.4 Explicações alternativas do conhecimento: filosofia/psicologia experimental 2.5 Pontos para reflexão 3. O processo educativo e imagem do homem 3.1 A formação do homem tradicional: imagem-ideal das civilizações orientais 3.2 O processo educativo clássico: Grécia e Roma 3.3 A formação do homem de fé: imagem-ideal da Europa medieval 3.4 A formação do homem que se torna humano: imagem-ideal da renascença 3.5 A formação do homem que se emancipa do passado:imagem-ideal do início da época moderna 3.6 A formação do homem crítico e racionalista: imagem-ideal do iluminismo 3.7 A formação do homem natural: imagem-ideal do romantismo - Jean-Jacques Rousseau 3.8 A formação do homem livre, igual, fraterno: imagem-ideal da revolução francesa 3.9 A formação do homem emancipado de todas as tutelas: imagem-ideal do neo-humanismo 3.10 A formação do homem do povo: imagem-ideal de pestalozzi 3.11 A formação do homem moral: imagem-ideal de herbart 3.12 A formação do homem na sua atividade criadora: imagem-ideal de froebel 3.13 A formação do homem dentro dos moldes da ciência: imagem-ideal de herbert spencer 3.14 A pluralidade de imagens-ideais: a época contemporânea 3.15 Pontos para reflexão 4. Críticas ao processo educativo 4.1 Marx e Engels: a necessidade de uma verdadeira revolução no processo educativo 4.2 Ivan Illich: a abolição de todos os processos educativos atuais, a desescolarização da sociedade 4.3 Paulo Freire: a crítica aos processos educativos diante da problemática brasileira 4.4 Pontos para reflexão

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha