<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Perspectivas para a renovação das políticas de legalização de favelas no Brasil
Normal view MARC view ISBD view

Perspectivas para a renovação das políticas de legalização de favelas no Brasil

By: FERNANDES, Edésio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, jan./jul. 2001Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 15, 1, p. 9-38Abstract: Este artigo discute os principais aspectos jurídico-políticos dos programas de regularização de favelas no Brasil. Em seguida a uma breve avaliação dos principais parâmetros jurídicos dos programas de regularização, bem como dos seus principais problemas e obstáculos jurídico-políticos até a promulgação da Constituição Federal de 1988, sobretudo no que toca à legalização das áreas de favelas e dos lotes individuais, o artigo faz uma análise crítica das principais tendências internacionais do debate sobre a questão da regularização fundiária em assentamentos informais, notadamente à luz das idéias de Hernando de Soto. Com base na argumentação de que as decisões jurídicas quanto à natureza do direito a ser reconhecido aos ocupantes de favelas têm um impacto sociopolítico significativo na determinação das possibilidades de sucesso dos programas de regularização, e de que direitos sociais de moradia não podem ser reduzidos a direitos individuais de propriedade, são examinadas as novas perspectivas abertas pelo Estatuto da Cidade para o enfrentamento da questão no Brasil.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo discute os principais aspectos jurídico-políticos dos programas de regularização de favelas no Brasil. Em seguida a uma breve avaliação dos principais parâmetros jurídicos dos programas de regularização, bem como dos seus principais problemas e obstáculos jurídico-políticos até a promulgação da Constituição Federal de 1988, sobretudo no que toca à legalização das áreas de favelas e dos lotes individuais, o artigo faz uma análise crítica das principais tendências internacionais do debate sobre a questão da regularização fundiária em assentamentos informais, notadamente à luz das idéias de Hernando de Soto. Com base na argumentação de que as decisões jurídicas quanto à natureza do direito a ser reconhecido aos ocupantes de favelas têm um impacto sociopolítico significativo na determinação das possibilidades de sucesso dos programas de regularização, e de que direitos sociais de moradia não podem ser reduzidos a direitos individuais de propriedade, são examinadas as novas perspectivas abertas pelo Estatuto da Cidade para o enfrentamento da questão no Brasil.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha