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Uma imagem para o Brasil

By: BISPO, Jucelino Moreira.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ANESP, jan./jun. 2008Online resources: Acesso Res Pvblica 7, 1, p. 75-110Abstract: Há muito tempo as multinacionais compreenderam a importânciaAbstract: de investir estrategicamente na construção de marcas fortes capazes de diferenciar seus produtos e serviços frente a seus competidores além de garantir para si vantagens competitivas. Da mesma forma, é cada vez maior o número de países que investem na criação de uma marca nacional como uma das principais estratégias para enfrentar o acirramento da competitividade entre as nações, pensando a inserção internacional como um negócio. A idéia central da estratégia de marca-país é servir como uma espécie de guarda-chuva para os produtos e serviços nacionais assim como as marcas de grandes corporações servem aos seus. Ela visa basicamente ajustar as percepções acerca de determinado país, levando em consideração seus aspectos políticos, econômicos e culturais e, em contrapartida, intensificar seu comércio exterior, atrair novos negócios, renovar parcerias, desenvolver o turismo e aumentar o volume de investimentos. O Brasil, seguindo a tendência mundial, tem investido na criação de uma marca-país, aproveitando o cenário altamente favorável para a imagem nacional, interna e externamente e, dependendo do enfoque, pode significar uma importante vantagem competitiva para o país na disputa por investimentos e mercados
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Há muito tempo as multinacionais compreenderam a importância

de investir estrategicamente na construção de marcas fortes capazes de diferenciar seus produtos e serviços frente a seus competidores além de garantir para si vantagens competitivas. Da mesma forma, é cada vez maior o número de países que investem na criação de uma marca nacional como uma das principais estratégias para enfrentar o acirramento da competitividade entre as nações, pensando a inserção internacional como um negócio. A idéia central da estratégia de marca-país é servir como uma espécie de guarda-chuva para os produtos e serviços nacionais assim como as marcas de grandes corporações servem aos seus. Ela visa basicamente ajustar as percepções acerca de determinado país, levando em consideração seus aspectos políticos, econômicos e culturais e, em contrapartida, intensificar seu comércio exterior, atrair novos negócios, renovar parcerias, desenvolver o turismo e aumentar o volume de investimentos. O Brasil, seguindo a tendência mundial, tem investido na criação de uma marca-país, aproveitando o cenário altamente favorável para a imagem nacional, interna e externamente e, dependendo do enfoque, pode significar uma importante vantagem competitiva para o país na disputa por investimentos e mercados

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