Propaganda de alimentos na televisão : uma ameaça à saúde do consumidor?
By: SANTOS, Silvana Lopes dos
.
Contributor(s): BATALHA, Mário Otávio
.
Material type: 



A propaganda de alimentos e sua influência nas escolhas alimentares tem sido alvo de discussões frequentes, sendo atribuída a ela grande parte da responsabilidade pelos problemas de má alimentação da população. Neste trabalho, teve-se como principal objetivo investigar o conteúdo de comerciais de alimentos veiculados na televisão, considerando as estratégias adotadas em relação às características da mensagem, do alimento, do consumidor e dos apelos utilizados. Para tanto, foram gravadas as programações de três emissoras de canal aberto nos períodos da manhã, da tarde e da noite em horários preestabelecidos, sendo utilizada como método a análise de conteúdo. Constatou-se que as mensagens são fundamentalmente afetivas, com ênfase no sabor dos alimentos e no prazer, havendo pouca referência aos aspectos nutricionais e de saúde. Também se concluiu que o foco principal desses comerciais tem sido o público infantil. Ao final do trabalho, são feitas considerações sobre a necessidade da análise da escolha alimentar dentro de um contexto mais amplo. Considera-se que somente ações conjuntas, de ordens pública e privada, são capazes de auxiliar na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis
There are no comments for this item.