<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Accessibility of European Union Legislation
Normal view MARC view ISBD view

Accessibility of European Union Legislation

By: ROBINSON, William.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Oeiras : INA, out./dez. 2010Subject(s): Área de Livre Comércio | Legislação | Acesso à Informação | EuropaLegislação: Cadernos de Ciência de Legislação 53, p. 47-69Abstract: Num Estado de Direito, a legislação deve ser acessível a todos. Deve ser pública, disponibilizada aos que a queiram consultar; deve ser divulgada de forma que permita a todos os destinatários da lei e a todos os cidadãos compreenderem asa regras aplicáveis; deve assegurar o princípio da segurança jurídica, sem alterações frequentes; e deve se redigida com uma sistematização e linguagem que torne a lei compreensível para os seus destinatários.Abstract: Apesar das muitas recomendações para que a legislação da EU se tornasse mais acessível e de algumas regras para atingirem este fim terem sido adaptadas, nem toda a legislação da EU é acessível. Neste artigo, analisam-se algumas das causas deste problema, apresentando-se exemplos de legislação recente.Abstract: Um dos problemas do procedimento legislativo na EU resulta da necessidade de se alcançar um acordo entre os 27 Estados Membros e aplicar a legislação em 23 línguas. Como se refere neste artigo, estas dificuldades justificam os esforços para aperfeiçoar a preparação da legislação da EU. Consideramos que as instituições da EU devem reconhecer que a preparação da legislação requer uma particular competência, e que os especialistas elaboram melhores leis do que os não especialistas. As instituições da EU deviam criar departamentos com especialistas em legislação de forma a profissionalizar o processo de preparação da legislação européia.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Num Estado de Direito, a legislação deve ser acessível a todos. Deve ser pública, disponibilizada aos que a queiram consultar; deve ser divulgada de forma que permita a todos os destinatários da lei e a todos os cidadãos compreenderem asa regras aplicáveis; deve assegurar o princípio da segurança jurídica, sem alterações frequentes; e deve se redigida com uma sistematização e linguagem que torne a lei compreensível para os seus destinatários.

Apesar das muitas recomendações para que a legislação da EU se tornasse mais acessível e de algumas regras para atingirem este fim terem sido adaptadas, nem toda a legislação da EU é acessível. Neste artigo, analisam-se algumas das causas deste problema, apresentando-se exemplos de legislação recente.

Um dos problemas do procedimento legislativo na EU resulta da necessidade de se alcançar um acordo entre os 27 Estados Membros e aplicar a legislação em 23 línguas. Como se refere neste artigo, estas dificuldades justificam os esforços para aperfeiçoar a preparação da legislação da EU. Consideramos que as instituições da EU devem reconhecer que a preparação da legislação requer uma particular competência, e que os especialistas elaboram melhores leis do que os não especialistas. As instituições da EU deviam criar departamentos com especialistas em legislação de forma a profissionalizar o processo de preparação da legislação européia.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha