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Infraestrutura e desenvolvimento : impactos econômicos do TAV Brasil

By: BATISTA, Dino Antunes Dias.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ESAF, dez. 2010Subject(s): Transporte Ferroviário | Política de Transporte | Obra Pública | Desenvolvimento SocioeconômicoOnline resources: Acesso | Acesso Cadernos de Finanças Públicas 10, p. 87-110Abstract: Este trabalho analisa impactos econômicos que o Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (TAV Brasil) pode trazer à sua região de influência. A teoria sobre a relaçãoAbstract: entre transportes e desenvolvimento é analisada e o conceito de economia da proximidade inserido na discussão sobre o potencial de indução de tráfego e geração de benefícios de aglomeração. A hipótese de que as melhorias nos transportes não trazemAbstract: economias em tempos de viagem – mas sim o aumento das distâncias percorridas – é mesclada com conceitos de economia industrial para indicar que cada sistema social e produtivo reagirá de maneiraAbstract: própria à implantação de novas infraestruturas. Breve caracterização da região de implantação do TAV Brasil é feita, e possíveis dinâmicas de alteração da estrutura social e econômica são propostas. O trabalho indica que há potencial de indução doAbstract: desenvolvimento econômico nas ligações regionais, sendo difícil apontar se haverá ou não benefícios oriundos da aglomeração de atividades
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Este trabalho analisa impactos econômicos que o Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (TAV Brasil) pode trazer à sua região de influência. A teoria sobre a relação

entre transportes e desenvolvimento é analisada e o conceito de economia da proximidade inserido na discussão sobre o potencial de indução de tráfego e geração de benefícios de aglomeração. A hipótese de que as melhorias nos transportes não trazem

economias em tempos de viagem – mas sim o aumento das distâncias percorridas – é mesclada com conceitos de economia industrial para indicar que cada sistema social e produtivo reagirá de maneira

própria à implantação de novas infraestruturas. Breve caracterização da região de implantação do TAV Brasil é feita, e possíveis dinâmicas de alteração da estrutura social e econômica são propostas. O trabalho indica que há potencial de indução do

desenvolvimento econômico nas ligações regionais, sendo difícil apontar se haverá ou não benefícios oriundos da aglomeração de atividades

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Escola Nacional de Administração Pública

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