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A escolarização das classs abastadas

By: CATTANI, Antonio David.
Contributor(s): KIELING, Francisco dos Santos.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Porto Alegre : UFRGS, jul./dez. 2007Online resources: Acesso Sociologias : Riqueza e desigualdades 9, 18, p. 170-187Abstract: Após indicar a inadequação do termo elite ou burguesia para designar osAbstract: detentores de grandes fortunas, este artigo sustenta que as classes dominantes seAbstract: constroem continuamente e se mobilizam de todas as formas para assegurar suaAbstract: reprodução ampliada, sua existência cotidiana com vistas à preservação e à transmissãoAbstract: das posições dominantes para seus descendentes. A formação ideológicaAbstract: na família e o período de formação nas instituições escolares são parte importantesAbstract: do processo de construção de classe.Abstract: O artigo considera que os estudos sobre a escolarização das classes dedicam-Abstract: se, de modo geral, à formação universal, com ênfase nos problemas queAbstract: acometem a população menos privilegiada. Os estudos sobre a formação daAbstract: classe dominante são recentes e apresentam resultados inusitados tais como aAbstract: relação instrumental com a educação o que distinguiria o caso brasileiro dasAbstract: estratégias das classes abastadas dos países economicamente mais avançados.Abstract: Entretanto, como as classes dominantes são heterogêneas elas podem seAbstract: valer de outras estratégias de escolarização para garantir suas posições e a reproduçãoAbstract: de classe.
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Após indicar a inadequação do termo elite ou burguesia para designar os

detentores de grandes fortunas, este artigo sustenta que as classes dominantes se

constroem continuamente e se mobilizam de todas as formas para assegurar sua

reprodução ampliada, sua existência cotidiana com vistas à preservação e à transmissão

das posições dominantes para seus descendentes. A formação ideológica

na família e o período de formação nas instituições escolares são parte importantes

do processo de construção de classe.

O artigo considera que os estudos sobre a escolarização das classes dedicam-

se, de modo geral, à formação universal, com ênfase nos problemas que

acometem a população menos privilegiada. Os estudos sobre a formação da

classe dominante são recentes e apresentam resultados inusitados tais como a

relação instrumental com a educação o que distinguiria o caso brasileiro das

estratégias das classes abastadas dos países economicamente mais avançados.

Entretanto, como as classes dominantes são heterogêneas elas podem se

valer de outras estratégias de escolarização para garantir suas posições e a reprodução

de classe.

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