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Gestão estratégica de pessoas no setor público

By: Bergue, Sandro Trescastro.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Paulo : Atlas, 2014Description: 301 p.ISBN: 9788522484164.Subject(s): Gestão de Pessoas | Setor Público | Administração Estratégica | Planejamento Estratégico | Valor Público | Escola de Governo | Gestão por Competências | Gestão de Desempenho | Comportamento Organizacional | Mudança Organizacional | Estudo de Caso | Brasil | Brasil
Contents:
1 Gestão estratégica de pessoas no setor público 1.1 Governança e administração pública: a perspectiva da gestão de pessoas 1.2 Administração pública e gestão estratégica 1.3 Administração pública: contornos do seu escopo para a getão de pessoas 1.4 Influência do pensamento clássico na administração pública contemporânea 1.5 Política e técnica na gestão de pessoas no setor público: a dicotomia aparente 1.6 Administração: especificidade dos contextos públicos e privado 1.7 Definido gestão estratégia de pessoas no setor público 2 Alinhamento estratégico da gestão de pessoas 2.1 Gestão de pessoas próxima da alta administração 2.2 Compartilhamento da terminologia e linguagem próprias da organização 2.3 Desenvolvimento de uma função integradora da organização 2.4 Assunção de funções estratégicas 2.5 Coprodução de valor público 2.6 Função indutora do processo de reflexão 2.7.1 Planejamento estratégico e gestão de pessoas no setor público 2.7.2 Fundamentos conceituais da estratégia 2.7.2.1 Teoria do recursos 2.7.2.2 Teorias baseadas nos processos de mudanças e inovação 2.7.2.3 Teoria das competências dinâmicas 2.7.3 Planejamento estratégico como projeto político 2.8 Gerenciamento de estratégia: o balanced scorecard na gestão de pessoas 2.8.1 Definições essenciais do balanced sorecard para o setor público 2.82 Adoção do BSC nas organizações públicas 2.8.3 BSC na administração pública com ênfase nas pessoas 3 Pensar a gestão de pessoas sistematicamente 3.1 Gestão de pessoas no setor público sob as lentes da complexidade 3.2 Pensando as pessoas em parâmetros sistêmicos 3.3 Gestão de pessoas como compromisso de todos 3.4 Liderança e relações de poder nas organizações públicas 3.4.1 Definindo liderança no contexto do setor público 3.4.2 Política e relações de poder nas organizações publicas 3.4.3 Tipologia de dominação em Max Weber 3.4.4 Fundamentos do poder para gestão de pessoas 3.4.5 Perspectiva de dependência: o elemento tradicional do poder 3.5 Centralização e delegação de poder 3.6 Comunicação organizacional 3.7 Controle como dimensão central da gestão de pessoas 3.8 Modelo do agente - principal: liderança e controle na gestão de pessoas 3.9 Motivação das pessoas no serviço público: modelos analíticos 3.9.1 Modelo teórico da hierarquia das necessidades humanas – Abraham Maslow 3.9.2 Modelo teórico dos dois fatores – Frederick Herzerb 3.9.3 Modelo teórico da expectativa – Victor Vroom 3.9.4 Modelo teórico da equidade – J. Stacy McGregor 3.9.5 Modelo teórico X e Y – Douglas McGregor 3.9.6 Comportamento e racionalidade: Hebert Simon 3.10 Consultoria interna em gestão de pessoas nas organizações públicas 4 Pessoas no centro da organização e da sociedade 4.1 As pessoas são a organização 4.2 As pessoas e os sistemas de gestão nas organizações 4.3 Racionalidades instrumental e substantiva 4.4 Síndrome comportamentalista: comportamento e ação 4.5 As pessoas e a dimensão informal desorganizações 4.6 Cultura organizacional no setor público 4.7 Mudança organizacional no setor público 4.8 Aprendizagem e transformação nas organizações públicas 4.9 Resistência á mudança: especificidades da organização pública 4.10 Estratégias de interpretação: o formalismo, o jeito e o cerimonial 5 Pessoas e geração de valor público 5.1 Produção de valor público: centralidade das pessoas 5.2 As pessoas e os processos de trabalho na administração pública 5.3 Divisão do trabalho e especialização do servidor público 5.4 Gestão por processos no setor público 5.5 Análise dos processos de trabalhos no serviço público 5.1.1 Processos de trabalho e a teoria das restrições 5.5.2 Análise das perdas nos processos de trabalho 5.5.3 Análise de custos com pessoal nos processos de trabalho 5.6 Carreiras estratégicas na administração pública 5.6.1 Regimes jurídico e previdenciário 5.6.2 Pressupostos fundamentais de desenho de cargos e carreiras 5.6.3 Desenho de cargos e emprego públicos: definições e aspectos práticos 5.6.4 Definição de carreiras 5.6.5 Concurso interno como estratégia de promoção em classes 5.6.6 Criação de cargos públicos e projeção de impacto orçamentário e financeiro 5.7 Redesenho de cargos e carreiras: aspectos práticos 5.7.1 Transformação de cargos e empregos públicos 5.7.2 Reenquadramento de servidores 5.7.3 Alcance do redesenho de cargos e carreiras 5.7.4 Convênios e impacto sobre a estrutura de pessoal 5.7.5 Impacto do redesenho de cargos e carreiras na despesa com pessoal 5.8 Cargos em comissão e funções de confiança 5.8.1 Política de designação de pessoas para CC’s e FC’s 5.8.2 Desenho de cargos em comissão e de funções de confiança 5.9 Desvios de função e de finalidade dos cargos públicos 5.10 Gestão do desempenho: desenvolvimento, mensuração e remuneração 4.10.1 Fundamentos culturais e conceituais da gestão de desempenho 5.10.2 Formação histórica e meritocracia no Brasil 5.10.3 Contexto da nova administração pública e valores gerenciais emergentes 5.10.4 Fundamentos constitucionais e legais da gestão do desempenho 5.10.5 Gestão do desempenho: rupturas, continuidades e inflexões 5.10.6 Indicadores de desempenho e de resultados 5.10.7 Gestão de desempenho e controle: o panóptico e o desafio da transparência 6 Perspectiva de gestão de longo prazo 6.1 Horizonte temporal de longo prazo 6.2 Rotativa de pessoal 6.3 Descontinuidade administrativa e gestão de pessoas 7 Conhecimento: elemento essencial de produção de valor público 7.1 Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações públicas. TD&E 7.2 Gestão por competências no setor público 7.3 Remuneração estratégica: compensações com foco nas competências mobilizadas 7.4 Elementos de remuneração estratégica na administração pública 7.5 Diretrizes para um modelo de remuneração estratégica no setor público 7.6 Gestão do conhecimento e escolas de gestão em organizações públicas 7.6.1 Definições e formato estrutural das escolas de gestão 7.6.2 Esfera de abrangência e eixos de atuação das escola de gestão pública 7.6.3 Processo de oferta de ações de educação corporativa 7.6.4 Investimento e retorno em ações de educação:reflexões e perspectivas 8 Casos de ensino e aprendizagem 8.1 Caso de ensino e aprendizagem 1. Clima organizacional: tratamento de resultados 8.2 Caso de ensino e aprendizagem 2. Mudança de governo: lotação de servidores 8.3 Caso de ensino e aprendizagem 3. Gestão do desempenho: desafio do feedback
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 1.16B4999g (Browse shelf) 1 Available 10015690

1 Gestão estratégica de pessoas no setor público 1.1 Governança e administração pública: a perspectiva da gestão de pessoas 1.2 Administração pública e gestão estratégica 1.3 Administração pública: contornos do seu escopo para a getão de pessoas 1.4 Influência do pensamento clássico na administração pública contemporânea 1.5 Política e técnica na gestão de pessoas no setor público: a dicotomia aparente 1.6 Administração: especificidade dos contextos públicos e privado 1.7 Definido gestão estratégia de pessoas no setor público 2 Alinhamento estratégico da gestão de pessoas 2.1 Gestão de pessoas próxima da alta administração 2.2 Compartilhamento da terminologia e linguagem próprias da organização 2.3 Desenvolvimento de uma função integradora da organização 2.4 Assunção de funções estratégicas 2.5 Coprodução de valor público 2.6 Função indutora do processo de reflexão 2.7.1 Planejamento estratégico e gestão de pessoas no setor público 2.7.2 Fundamentos conceituais da estratégia 2.7.2.1 Teoria do recursos 2.7.2.2 Teorias baseadas nos processos de mudanças e inovação 2.7.2.3 Teoria das competências dinâmicas 2.7.3 Planejamento estratégico como projeto político 2.8 Gerenciamento de estratégia: o balanced scorecard na gestão de pessoas 2.8.1 Definições essenciais do balanced sorecard para o setor público 2.82 Adoção do BSC nas organizações públicas 2.8.3 BSC na administração pública com ênfase nas pessoas 3 Pensar a gestão de pessoas sistematicamente 3.1 Gestão de pessoas no setor público sob as lentes da complexidade 3.2 Pensando as pessoas em parâmetros sistêmicos 3.3 Gestão de pessoas como compromisso de todos 3.4 Liderança e relações de poder nas organizações públicas 3.4.1 Definindo liderança no contexto do setor público 3.4.2 Política e relações de poder nas organizações publicas 3.4.3 Tipologia de dominação em Max Weber 3.4.4 Fundamentos do poder para gestão de pessoas 3.4.5 Perspectiva de dependência: o elemento tradicional do poder 3.5 Centralização e delegação de poder 3.6 Comunicação organizacional 3.7 Controle como dimensão central da gestão de pessoas 3.8 Modelo do agente - principal: liderança e controle na gestão de pessoas 3.9 Motivação das pessoas no serviço público: modelos analíticos 3.9.1 Modelo teórico da hierarquia das necessidades humanas – Abraham Maslow 3.9.2 Modelo teórico dos dois fatores – Frederick Herzerb 3.9.3 Modelo teórico da expectativa – Victor Vroom 3.9.4 Modelo teórico da equidade – J. Stacy McGregor 3.9.5 Modelo teórico X e Y – Douglas McGregor 3.9.6 Comportamento e racionalidade: Hebert Simon 3.10 Consultoria interna em gestão de pessoas nas organizações públicas 4 Pessoas no centro da organização e da sociedade 4.1 As pessoas são a organização 4.2 As pessoas e os sistemas de gestão nas organizações 4.3 Racionalidades instrumental e substantiva 4.4 Síndrome comportamentalista: comportamento e ação 4.5 As pessoas e a dimensão informal desorganizações 4.6 Cultura organizacional no setor público 4.7 Mudança organizacional no setor público 4.8 Aprendizagem e transformação nas organizações públicas 4.9 Resistência á mudança: especificidades da organização pública 4.10 Estratégias de interpretação: o formalismo, o jeito e o cerimonial 5 Pessoas e geração de valor público 5.1 Produção de valor público: centralidade das pessoas 5.2 As pessoas e os processos de trabalho na administração pública 5.3 Divisão do trabalho e especialização do servidor público 5.4 Gestão por processos no setor público 5.5 Análise dos processos de trabalhos no serviço público 5.1.1 Processos de trabalho e a teoria das restrições 5.5.2 Análise das perdas nos processos de trabalho 5.5.3 Análise de custos com pessoal nos processos de trabalho 5.6 Carreiras estratégicas na administração pública 5.6.1 Regimes jurídico e previdenciário 5.6.2 Pressupostos fundamentais de desenho de cargos e carreiras 5.6.3 Desenho de cargos e emprego públicos: definições e aspectos práticos 5.6.4 Definição de carreiras 5.6.5 Concurso interno como estratégia de promoção em classes 5.6.6 Criação de cargos públicos e projeção de impacto orçamentário e financeiro 5.7 Redesenho de cargos e carreiras: aspectos práticos 5.7.1 Transformação de cargos e empregos públicos 5.7.2 Reenquadramento de servidores 5.7.3 Alcance do redesenho de cargos e carreiras 5.7.4 Convênios e impacto sobre a estrutura de pessoal 5.7.5 Impacto do redesenho de cargos e carreiras na despesa com pessoal 5.8 Cargos em comissão e funções de confiança 5.8.1 Política de designação de pessoas para CC’s e FC’s 5.8.2 Desenho de cargos em comissão e de funções de confiança 5.9 Desvios de função e de finalidade dos cargos públicos 5.10 Gestão do desempenho: desenvolvimento, mensuração e remuneração 4.10.1 Fundamentos culturais e conceituais da gestão de desempenho 5.10.2 Formação histórica e meritocracia no Brasil 5.10.3 Contexto da nova administração pública e valores gerenciais emergentes 5.10.4 Fundamentos constitucionais e legais da gestão do desempenho 5.10.5 Gestão do desempenho: rupturas, continuidades e inflexões 5.10.6 Indicadores de desempenho e de resultados 5.10.7 Gestão de desempenho e controle: o panóptico e o desafio da transparência 6 Perspectiva de gestão de longo prazo 6.1 Horizonte temporal de longo prazo 6.2 Rotativa de pessoal 6.3 Descontinuidade administrativa e gestão de pessoas 7 Conhecimento: elemento essencial de produção de valor público 7.1 Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações públicas. TD&E 7.2 Gestão por competências no setor público 7.3 Remuneração estratégica: compensações com foco nas competências mobilizadas 7.4 Elementos de remuneração estratégica na administração pública 7.5 Diretrizes para um modelo de remuneração estratégica no setor público 7.6 Gestão do conhecimento e escolas de gestão em organizações públicas 7.6.1 Definições e formato estrutural das escolas de gestão 7.6.2 Esfera de abrangência e eixos de atuação das escola de gestão pública 7.6.3 Processo de oferta de ações de educação corporativa 7.6.4 Investimento e retorno em ações de educação:reflexões e perspectivas 8 Casos de ensino e aprendizagem 8.1 Caso de ensino e aprendizagem 1. Clima organizacional: tratamento de resultados 8.2 Caso de ensino e aprendizagem 2. Mudança de governo: lotação de servidores 8.3 Caso de ensino e aprendizagem 3. Gestão do desempenho: desafio do feedback

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