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Censo EAD.BR 2013 : Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil / coordenação, Consuelo Fernandez, Ivete Palange; tradução Maria Thereza Moss de Abreu; revisão Camila Cristiny da Rosa

By: Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Contributor(s): Abreu, Maria Thereza Moss de [Tradução] | Fernandez, Consuelo [Coordenação] | Palange, Ivete [Coordenação] | Rosa, Camila Cristiny da [Revisão ].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Curitiba : Ibpex, 2013Edition: 1. ed.Description: 332 p. - 321 p.ISBN: 9788541700559.Other title: Censo EAD.BR 2013 : analytic report of distance learning in Brazil.Subject(s): Educação a Distância | Evasão -- Cursos | Tecnologia | Instituição de Ensino | Internet -- Educação
Contents:
Destaques do Censo EAD.BR 2013 Destaques Perfil do aluno: feminino e maduro Perfil das instituições: o desafio da diversidade Disparidade entre graduação e pós-graduação Vocação para prover o mercado de trabalho O sucesso dos cursos de engenharia a distância Otimismo geral: para 82% dos respondentes do Censo EAD.BR 2013, o número de matrículas crescerá Evasão típica: o maior obstáculo Sofrendo de pioneirismo A vitória da internet e do Moodle Escolas atraídas para a tecnologia e a arte Atenção curta e lúdica Palavra do presidente Distinções entre relatório de pesquisa e ensaio Sumário executivo Parte 1 - Informações gerais e base de dados EAD no Brasil 1.1 Objetivo e abrangência 1.2 Critérios para a participação no Censo 1.2.1 Ações diretas 1.2.2 Ações indiretas 1.3 Convites e participação das instituições 1.3.1 Participação 1.3.2 Convites e respostas 1.4 Metodologia de pesquisa 1.4.1 Fontes dos possíveis respondentes 1.4.2 Variáveis da pesquisa 1.4.3 Instrumentos e sistema de coleta de dados 1.4.4 Acompanhamento do preenchimento dos questionários 1.4.5 Análise dos resultados Parte 2 - A composição da base de dados do Censo EAD.BR 2013 2.1 Composição e evolução 2.1.1 Composição: base de dados do período 2010 - 2013 2.1.2 Composição: base de dados de 2013 2.1.3 Composição: evolução da participação do período 2010 - 2013 2.1.4 Composição: configuração da participação do período 2010 - 2013 2.2 Distribuição das instituições participantes do Censo EAD.BR 2013 2.2.1 Distribuição das instituições: categoria administrativa - região geográfica 2.2.2 Distribuição das instituições: região geográfica - oferta institucional 2.2.3 Distribuição das instituições: porte institucional - região geográfica 2.3 Características das instituições formadoras 2.3.1 Instituições formadoras: categoria administrativa 2.3.2 Instituições formadoras: oferta e tempo de atuação 2.4 Síntese dos resultados: a base de dados Parte 3 - EAD no Brasil em 2013 3.1 Cursos autorizados totalmente a distância 3.1.1 Cursos totalmente a distância: número e distribuição 3.1.2 Matrículas: número e distribuição 3.2 Cursos regulamentados semipresenciais 3.2.1 Curso semipresenciais: número e distribuição 3.2.2 Matrículas: número e distribuição 3.3 Disciplinas a distância de cursos presenciais autorizados 3.3.1 Disciplinas a distâncias de cursos presenciais autorizados: números e distribuição 3.3.2 Matrículas nas disciplinas de EAD: número e distribuição 3.4 Cursos livres 3.4.1 Cirsos livre: número e distribuição 3.4.2 Matrículas em cursos livre não corporativos: número e distribuição 3.5 Educação corporativa 3.5.1 Cursos corporativos: número e distribuição 3.5.2 Matrículas: número e distribuição 3.6 Oferta pela natureza dos cursos 3.7 Evolução das matrículas 3.7.1 Síntese da evolução de matrículas 3.8 Evasão em todos os tipos de cursos oferecidos pelos participantes do Censo EAD.BR 2013 3.9 Perfil dos alunos de EAD em 2013 3.9.1 Perfil dos alunos segundo o sexo 3.9.2 Perfil dos alunos segundo a idade 3.10 Investimentos em EAD em 2013 3.11 Obstáculos enfrentados pelas instituições formadoras na execução de cursos EAD em 2013 3.12 Comparação dos dados obtidos em 2013 com dados de anos anteriores 3.12.1 Cursos e matrículas 3.12.2 Evasão 3.12.3 Perfil dos alunos 3.12.4 Investimentos em EAD 3.12.5 Obstáculos enfrentados pela EAD 3.13 Síntese da EAD no Brasil em 2013 3.13.1 Cursos e matrículas Parte 4 -Tecnologia em EAD 4.1 Atendimento 4.2 Tecnologia: hospedagem dos serviços de EAD 4.3 Tecnologia: acesso à internet 4.4 Tecnologia: distribuição de áudio e vídeo 4.5 Tecnologia: características do parque tecnológico e equipes técnicas 4.5.1 Gravação de vídeos 4.5.2 Equipes de tecnologia 4.5.3 Preparação dos cursos 4.6 Tecnologia: treinamento de tutores e professores em tecnologia 4.7 Tecnologia: suporte técnico 4.8 Tecnologia: ferramentas e padrão utilizados nos cursos de EAD 128 4.8.1 Ferramentas 4.9 Tecnologia: forma de entrega de curso completo para clientes 4.9.1 Uso de AVA 4.9.2 Uso dos recursos e ferramentas do AVA 4.10 Tecnologia: padrão utilizado para a produção de cursos 4.10.1 Padrão 4.11 Tecnologia: recursos e formas de acesso aos cursos e seus conteúdos 4.11.1 Dispositivos móveis (Mobile learning) 4.11.2 Mídias de acesso a obras escritas 4.11.3 Mídias de acesso a áudio 4.11.4 Mídias de acesso a vídeo 4.11.5 Mídia de acesso à videoconferência 4.12 Tecnologia: recursos de produção de cursos on-line 4.12.1 Animações 4.12.2 Simuladores/laboratórios virtuais 4.12.3 Jogos (games) 4.12.4 TV interativa 4.12.5 Vídeos interativos 4.12.6 Objetos de aprendizagem 4.12.7 Realidade aumentada 4.13 Dificuldades/limites e benefícios da tecnologia 4.13.1 Mobile-learning 4.13.2 LMS/AVA 4.13.3 Videoconferência 4.13.4 Webconferência 4.13.5 TV interativa 4.13.6 Vídeo interativo 4.13.7 Blog/microblog 4.13.8 Simulador/laboratório didático 4.13.9 Animações 4.13.10 Realidade aumentada 4.14 Tecnologia: síntese dos resultados Parte 5 - Fornecedores de produtos e serviços 5.1.1 Fornecedores: distribuição regional 5.1.2 Fornecedores: participação em redes sociais 5.1.3 Fornecedores: categoria administrativa 5.1.4 Fornecedores: porte institucional 5.1.5 Fornecedoras: tempo de atuação no mercado educacional e em EAD 5.1.6 Fornecedoras: tipo de ofertas 5.1.7 Fornecedores: tipos de produtos e serviços para EAD 5.1.8 Fornecedores: projetos desenvolvidos - objetos 5.1.9 Fornecedores: projetos desenvolvidos - áreas de atividades 5.1.10 Fornecedores: produtos mais fortes 5.1.11 Fornecedores: clientes atendidos 5.1.12 Fornecedores: novos clientes 5.1.13 Fornecedores: obstáculos enfrentados em 2013 5.1.14 Fornecedores: focos dos investimentos 5.1.15 Fornecedores: evolução dos investimentos 5.1.16 Fornecedores: lucratividade 5.2 Síntese dos resultados: fornecedores de produtos e serviços de EAD 5.3 Comparação das informações dos fornecedores obtidas em 2012 e 2013
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 12 A84911c (Browse shelf) Ex. 1 Available 2018-0025

Destaques do Censo EAD.BR 2013 Destaques Perfil do aluno: feminino e maduro Perfil das instituições: o desafio da diversidade Disparidade entre graduação e pós-graduação Vocação para prover o mercado de trabalho O sucesso dos cursos de engenharia a distância Otimismo geral: para 82% dos respondentes do Censo EAD.BR 2013, o número de matrículas crescerá Evasão típica: o maior obstáculo Sofrendo de pioneirismo A vitória da internet e do Moodle Escolas atraídas para a tecnologia e a arte Atenção curta e lúdica Palavra do presidente Distinções entre relatório de pesquisa e ensaio Sumário executivo Parte 1 - Informações gerais e base de dados EAD no Brasil 1.1 Objetivo e abrangência 1.2 Critérios para a participação no Censo 1.2.1 Ações diretas 1.2.2 Ações indiretas 1.3 Convites e participação das instituições 1.3.1 Participação 1.3.2 Convites e respostas 1.4 Metodologia de pesquisa 1.4.1 Fontes dos possíveis respondentes 1.4.2 Variáveis da pesquisa 1.4.3 Instrumentos e sistema de coleta de dados 1.4.4 Acompanhamento do preenchimento dos questionários 1.4.5 Análise dos resultados Parte 2 - A composição da base de dados do Censo EAD.BR 2013 2.1 Composição e evolução 2.1.1 Composição: base de dados do período 2010 - 2013 2.1.2 Composição: base de dados de 2013 2.1.3 Composição: evolução da participação do período 2010 - 2013 2.1.4 Composição: configuração da participação do período 2010 - 2013 2.2 Distribuição das instituições participantes do Censo EAD.BR 2013 2.2.1 Distribuição das instituições: categoria administrativa - região geográfica 2.2.2 Distribuição das instituições: região geográfica - oferta institucional 2.2.3 Distribuição das instituições: porte institucional - região geográfica 2.3 Características das instituições formadoras 2.3.1 Instituições formadoras: categoria administrativa 2.3.2 Instituições formadoras: oferta e tempo de atuação 2.4 Síntese dos resultados: a base de dados Parte 3 - EAD no Brasil em 2013 3.1 Cursos autorizados totalmente a distância 3.1.1 Cursos totalmente a distância: número e distribuição 3.1.2 Matrículas: número e distribuição 3.2 Cursos regulamentados semipresenciais 3.2.1 Curso semipresenciais: número e distribuição 3.2.2 Matrículas: número e distribuição 3.3 Disciplinas a distância de cursos presenciais autorizados 3.3.1 Disciplinas a distâncias de cursos presenciais autorizados: números e distribuição 3.3.2 Matrículas nas disciplinas de EAD: número e distribuição 3.4 Cursos livres 3.4.1 Cirsos livre: número e distribuição 3.4.2 Matrículas em cursos livre não corporativos: número e distribuição 3.5 Educação corporativa 3.5.1 Cursos corporativos: número e distribuição 3.5.2 Matrículas: número e distribuição 3.6 Oferta pela natureza dos cursos 3.7 Evolução das matrículas 3.7.1 Síntese da evolução de matrículas 3.8 Evasão em todos os tipos de cursos oferecidos pelos participantes do Censo EAD.BR 2013 3.9 Perfil dos alunos de EAD em 2013 3.9.1 Perfil dos alunos segundo o sexo 3.9.2 Perfil dos alunos segundo a idade 3.10 Investimentos em EAD em 2013 3.11 Obstáculos enfrentados pelas instituições formadoras na execução de cursos EAD em 2013 3.12 Comparação dos dados obtidos em 2013 com dados de anos anteriores 3.12.1 Cursos e matrículas 3.12.2 Evasão 3.12.3 Perfil dos alunos 3.12.4 Investimentos em EAD 3.12.5 Obstáculos enfrentados pela EAD 3.13 Síntese da EAD no Brasil em 2013 3.13.1 Cursos e matrículas Parte 4 -Tecnologia em EAD 4.1 Atendimento 4.2 Tecnologia: hospedagem dos serviços de EAD 4.3 Tecnologia: acesso à internet 4.4 Tecnologia: distribuição de áudio e vídeo 4.5 Tecnologia: características do parque tecnológico e equipes técnicas 4.5.1 Gravação de vídeos 4.5.2 Equipes de tecnologia 4.5.3 Preparação dos cursos 4.6 Tecnologia: treinamento de tutores e professores em tecnologia 4.7 Tecnologia: suporte técnico 4.8 Tecnologia: ferramentas e padrão utilizados nos cursos de EAD 128 4.8.1 Ferramentas 4.9 Tecnologia: forma de entrega de curso completo para clientes 4.9.1 Uso de AVA 4.9.2 Uso dos recursos e ferramentas do AVA 4.10 Tecnologia: padrão utilizado para a produção de cursos 4.10.1 Padrão 4.11 Tecnologia: recursos e formas de acesso aos cursos e seus conteúdos 4.11.1 Dispositivos móveis (Mobile learning) 4.11.2 Mídias de acesso a obras escritas 4.11.3 Mídias de acesso a áudio 4.11.4 Mídias de acesso a vídeo 4.11.5 Mídia de acesso à videoconferência 4.12 Tecnologia: recursos de produção de cursos on-line 4.12.1 Animações 4.12.2 Simuladores/laboratórios virtuais 4.12.3 Jogos (games) 4.12.4 TV interativa 4.12.5 Vídeos interativos 4.12.6 Objetos de aprendizagem 4.12.7 Realidade aumentada 4.13 Dificuldades/limites e benefícios da tecnologia 4.13.1 Mobile-learning 4.13.2 LMS/AVA 4.13.3 Videoconferência 4.13.4 Webconferência 4.13.5 TV interativa 4.13.6 Vídeo interativo 4.13.7 Blog/microblog 4.13.8 Simulador/laboratório didático 4.13.9 Animações 4.13.10 Realidade aumentada 4.14 Tecnologia: síntese dos resultados Parte 5 - Fornecedores de produtos e serviços 5.1.1 Fornecedores: distribuição regional 5.1.2 Fornecedores: participação em redes sociais 5.1.3 Fornecedores: categoria administrativa 5.1.4 Fornecedores: porte institucional 5.1.5 Fornecedoras: tempo de atuação no mercado educacional e em EAD 5.1.6 Fornecedoras: tipo de ofertas 5.1.7 Fornecedores: tipos de produtos e serviços para EAD 5.1.8 Fornecedores: projetos desenvolvidos - objetos 5.1.9 Fornecedores: projetos desenvolvidos - áreas de atividades 5.1.10 Fornecedores: produtos mais fortes 5.1.11 Fornecedores: clientes atendidos 5.1.12 Fornecedores: novos clientes 5.1.13 Fornecedores: obstáculos enfrentados em 2013 5.1.14 Fornecedores: focos dos investimentos 5.1.15 Fornecedores: evolução dos investimentos 5.1.16 Fornecedores: lucratividade 5.2 Síntese dos resultados: fornecedores de produtos e serviços de EAD 5.3 Comparação das informações dos fornecedores obtidas em 2012 e 2013

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