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O modelo da interação entre as atividades científicas e os valores na interpretação das práticas científicas contemporâneas

By: LACEY, Hugh.
Contributor(s): MARICONDA, Pablo Rubén.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : IEA, out./dez. 2014Online resources: Acesso Estudos Avançados - USP 28, 82, p. 181-199Abstract: Na primeira parte deste artigo, sumariamos a versão padronizada do modeloAbstract: da interação entre as atividades científicas e os valores (M-CV) apresentada em Lacey e Mariconda (no prelo). Esboçamos, então, argumentos, desenvolvidos a partir do modelo em Lacey (no prelo), em favor de três propostas: (1) a de que há uma incoerência profunda no autoentendimento comum da tradição científica moderna; (2) aquela segundo a qual as principais opções atualmente disponíveis para assegurar a continuidade das realizações positivas da tradição científica podem ser bem representadas por dois tipos ideais, que denominamos aqui respectivamente por “tecnociência comercialmente orientada” (TC) e por “pesquisa multiestratégica” (P-MS); e (3) aquela que considera que, apesar do fato de que a TC predomina nas instituições científicas atuais e que elasAbstract: deixam pouco espaço para o desenvolvimento da P-MS, ainda assim, para a integridade da ciência e para fortalecer os interesses democráticos, é urgente explorar as possibilidades abertas pela P-MS
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Na primeira parte deste artigo, sumariamos a versão padronizada do modelo

da interação entre as atividades científicas e os valores (M-CV) apresentada em Lacey e Mariconda (no prelo). Esboçamos, então, argumentos, desenvolvidos a partir do modelo em Lacey (no prelo), em favor de três propostas: (1) a de que há uma incoerência profunda no autoentendimento comum da tradição científica moderna; (2) aquela segundo a qual as principais opções atualmente disponíveis para assegurar a continuidade das realizações positivas da tradição científica podem ser bem representadas por dois tipos ideais, que denominamos aqui respectivamente por “tecnociência comercialmente orientada” (TC) e por “pesquisa multiestratégica” (P-MS); e (3) aquela que considera que, apesar do fato de que a TC predomina nas instituições científicas atuais e que elas

deixam pouco espaço para o desenvolvimento da P-MS, ainda assim, para a integridade da ciência e para fortalecer os interesses democráticos, é urgente explorar as possibilidades abertas pela P-MS

ISSN Online : 1806-9592

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