A qualidade da educação brasileira como direito
By: CURY, Carlos Roberto Jamil.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, out./dez. 2014Title translated: Brasilian education quality as a right / La qualité de léducation brésilienne comme droit.Subject(s): Educação | Qualidade | Acesso à Educação | Avaliação | Política Educacional | Direitos e Garantias IndividuaisOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 35, 129, p. 1053-1066Abstract: A qualidade em educação sempre foi uma dimensão esperada da parte de todos os envolvidos em sistemas educacionais. Entretanto, nos anos noventa, a chamada cultura de avaliação impôs avaliações de larga escala com testes padronizados a fim de medir o desempenho dos estudantes. No Brasil, país de democratização educacional tardia, o acesso e a permanência ao ensino obrigatório foram vistos como básicos para a qualidade do desempenho. Ora, a qualidade depende de insumos pedagógicos, da formação inicial e continuada dos docentes, de planos de carreira e de salários atrativos. Tais exigências, dentro de um país federativo, estão contempladas no novo plano nacional de educação em que se avançou no encaminhamento no regime de colaboraçãoA qualidade em educação sempre foi uma dimensão esperada da parte de todos os envolvidos em sistemas educacionais. Entretanto, nos anos noventa, a chamada cultura de avaliação impôs avaliações de larga escala com testes padronizados a fim de medir o desempenho dos estudantes. No Brasil, país de democratização educacional tardia, o acesso e a permanência ao ensino obrigatório foram vistos como básicos para a qualidade do desempenho. Ora, a qualidade depende de insumos pedagógicos, da formação inicial e continuada dos docentes, de planos de carreira e de salários atrativos. Tais exigências, dentro de um país federativo, estão contempladas no novo plano nacional de educação em que se avançou no encaminhamento no regime de colaboração
ISSN eletrônico: 1678-4626
There are no comments for this item.