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Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação

By: MORAES, Reginaldo C. C.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./mar. 2015Title translated: Expansion of higher education: what it reveals about the link between social relations and education policies / Expansion de l’enseignement supérieur: ce qu’il nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducatives.Subject(s): Ensino Superior | Política Educacional | Sociedade | Forma de Estado | Inclusão Social | Exclusão Social | Estados Unidos | Alemanha | FrançaOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 36, 130, p. 197-218Abstract: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada
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O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada

ISSN eletrônico: 16784626

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