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Ensino de Ciências - Relatório

By: BARBOSA, João Lucas Marques.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jun. 2011Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 16, 32, p. 539-554Abstract: A preocupação dos membros da sessão em contribuir de forma objetiva para a 4ª CNCTI levou a uma troca de e-mails sobre as ideias que seriam apresentadas durante o evento na Capes. Ficou estabelecido que o assunto “ensino de ciências” estava sendo entendido por todos como o ensino de Matemática e das ciências físicas, químicas e biológicas, bem como assuntos a elas relacionados que geralmente são empacotados sob o nome de ciências naturais. Não incluía, por exemplo, o ensino das ciências sociais. Além disso, o tema estaria restrito ao ensino básico com possíveis menções de suas conexões com o ensino superior. Como pano de fundo para o que foi apresentado durante a sessão, a preocupação com a busca da qualidade do ensino em nossas escolas, particularmente nas escolas públicas, admitindo-se, como axioma, que as recomendações do documento, elaborado pela Academia Brasileira de CiênciasAbstract: sobre o ensino de ciências, deveria ser incluída no documento final preparatório da CNCTI. Tal documento preconiza que as políticas educacionais devem ser políticas de Estado e não de governo, recomenda que o percentual de recursos destinados à educação alcance progressivamente 6% do PIB, sugere que a escola pública adote o regime de tempo integral de estudo para seus alunos eAbstract: sustenta a necessidade de que os salários dos professores sejam elevados ao ponto de tornar a profissão de professor do ensino básico competitiva com outras profissões liberais
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A preocupação dos membros da sessão em contribuir de forma objetiva para a 4ª CNCTI levou a uma troca de e-mails sobre as ideias que seriam apresentadas durante o evento na Capes. Ficou estabelecido que o assunto “ensino de ciências” estava sendo entendido por todos como o ensino de Matemática e das ciências físicas, químicas e biológicas, bem como assuntos a elas relacionados que geralmente são empacotados sob o nome de ciências naturais. Não incluía, por exemplo, o ensino das ciências sociais. Além disso, o tema estaria restrito ao ensino básico com possíveis menções de suas conexões com o ensino superior. Como pano de fundo para o que foi apresentado durante a sessão, a preocupação com a busca da qualidade do ensino em nossas escolas, particularmente nas escolas públicas, admitindo-se, como axioma, que as recomendações do documento, elaborado pela Academia Brasileira de Ciências

sobre o ensino de ciências, deveria ser incluída no documento final preparatório da CNCTI. Tal documento preconiza que as políticas educacionais devem ser políticas de Estado e não de governo, recomenda que o percentual de recursos destinados à educação alcance progressivamente 6% do PIB, sugere que a escola pública adote o regime de tempo integral de estudo para seus alunos e

sustenta a necessidade de que os salários dos professores sejam elevados ao ponto de tornar a profissão de professor do ensino básico competitiva com outras profissões liberais

ISSN Online: 21769729

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