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Desenvolvendo uma estratégia de negócios transformadora por meio da combinação do Design Thinking e Futures Literacy

By: CAGNIN, Cristiano Hugo.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jun. 2015Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 20, 40, p. 147-175Abstract: Este artigo apresenta uma metodologia sistemática que combina Futures Literacy e Design Thinking para proporcionar a descoberta coletiva de nichos de mercado novos e disruptivos. A metodologia consiste em abordagem participativa com foco no know-how do planejamento, promovendo formas inovativas de comprometimento e articulação dos envolvidos. Combina-se a experiência de planejamento e implementação de abordagens de FTA e os Futures Literacy Knowledge Labs com o entendimento multidisciplinar do contexto institucional. Com isso, gera-se um processo de tomada de decisão que incorpora a complexidade e trata a incerteza como um recurso, de forma a melhorar a capacidade das organizações de utilizar-se do futuro como uma ferramenta de ampliação do entendimento sobre o presente. Essa metodologia tem sido utilizada no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social que realiza estudos orientados ao futuro e avaliações estratégicas, dando suporte sobretudo, ao desenho e à implementação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sendo também responsável pela avaliação dessas políticas e de programas associados. O Centro se articula também com diferentes ministérios do governo federal, indústrias e outros atores do Sistema Nacional de CT&I. O artigo aborda, ainda, as maneiras pelas quais a organização envolveu seus colaboradores em repensar seu futuro nas bases da inteligência coletiva, construção de narrativas, geração de sentido e estruturação (framing) e reestruturação (reframing). Os princípios e as experiências de planejamento que ocorreram durante o processo de aprendizagem coletiva são articulados de forma a elucidar como o foco da organização pode ser redirecionado para a inovação sistêmica e transformadora. Ao ampliar coletivamente o entendimento sobre a inter-relação de futuros sistemas em que a organização pode atuar, novas questões estratégicas foram formuladas coletivamente. Como consequência, identificaramse papéis novos e de ruptura para a organização. Os resultados foram passados aos tomadores de decisão para que fossem avaliados e considerados no redesenho da estratégia de negócio. O artigo também expõe a metodologia desenvolvida, sua implementação e seus principais resultados. Além disso, descreve a forma pela qual a implementação da metodologia impactou a maneira como a organização define seu posicionamento estratégico, planeja e implementa seus estudos estratégicos e orientados ao futuro. Por fim, apontam-se as implicações da metodologia proposta para a prática da FTA
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Este artigo apresenta uma metodologia sistemática que combina Futures Literacy e Design Thinking para proporcionar a descoberta coletiva de nichos de mercado novos e disruptivos. A metodologia consiste em abordagem participativa com foco no know-how do planejamento, promovendo formas inovativas de comprometimento e articulação dos envolvidos. Combina-se a experiência de planejamento e implementação de abordagens de FTA e os Futures Literacy Knowledge Labs com o entendimento multidisciplinar do contexto institucional. Com isso, gera-se um processo de tomada de decisão que incorpora a complexidade e trata a incerteza como um recurso, de forma a melhorar a capacidade das organizações de utilizar-se do futuro como uma ferramenta de ampliação do entendimento sobre o presente. Essa metodologia tem sido utilizada no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social que realiza estudos orientados ao futuro e avaliações estratégicas, dando suporte sobretudo, ao desenho e à implementação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sendo também responsável pela avaliação dessas políticas e de programas associados. O Centro se articula também com diferentes ministérios do governo federal, indústrias e outros atores do Sistema Nacional de CT&I. O artigo aborda, ainda, as maneiras pelas quais a organização envolveu seus colaboradores em repensar seu futuro nas bases da inteligência coletiva, construção de narrativas, geração de sentido e estruturação (framing) e reestruturação (reframing). Os princípios e as experiências de planejamento que ocorreram durante o processo de aprendizagem coletiva são articulados de forma a elucidar como o foco da organização pode ser redirecionado para a inovação sistêmica e transformadora. Ao ampliar coletivamente o entendimento sobre a inter-relação de futuros sistemas em que a organização pode atuar, novas questões estratégicas foram formuladas coletivamente. Como consequência, identificaramse papéis novos e de ruptura para a organização. Os resultados foram passados aos tomadores de decisão para que fossem avaliados e considerados no redesenho da estratégia de negócio. O artigo também expõe a metodologia desenvolvida, sua implementação e seus principais resultados. Além disso, descreve a forma pela qual a implementação da metodologia impactou a maneira como a organização define seu posicionamento estratégico, planeja e implementa seus estudos estratégicos e orientados ao futuro. Por fim, apontam-se as implicações da metodologia proposta para a prática da FTA

ISSN online: 21769729

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