Influência do ambiente econômico sobre a confiança do consumidor e as decisões de consumo no Brasil : uma análise empírica considerando os efeitos das credibilidades monetária e fiscal
By: Montes, Gabriel Caldas.
Contributor(s): VISCONTI, Bruno Campos.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : IPEA, abr. 2016Online resources: Acesso Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 46, 1, p. 147-176Abstract: A credibilidade é um aspecto importante para a formação de expectativas no regime de metas para a inflação. Este trabalho analisa se a credibilidade da autoridade monetária e a credibilidade fiscal afetam a confiança dos consumidores. Após observar a influência do ambiente econômico sobre a confiança dos consumidores, o estudo verifica a influência da confiança do consumidor, e de outras variáveis, sobre as decisões de consumo. Os resultados sugerem que as credibilidades monetária e fiscal influenciem a confiança dos consumidores, e que a confiança dos consumidores seja relevante para as decisões de consumo de diferentes tipos de bens.A credibilidade é um aspecto importante para a formação de expectativas no regime de metas para a inflação. Este trabalho analisa se a credibilidade da autoridade monetária e a credibilidade fiscal afetam a confiança dos consumidores. Após observar a influência do ambiente econômico sobre a confiança dos consumidores, o estudo verifica a influência da confiança do consumidor, e de outras variáveis, sobre as decisões de consumo. Os resultados sugerem que as credibilidades monetária e fiscal influenciem a confiança dos consumidores, e que a confiança dos consumidores seja relevante para as decisões de consumo de diferentes tipos de bens.
There are no comments for this item.