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A contribuição dos movimentos sociais para a efetivação da educação no campo? a experiência do programa nacional de educação na reforma agrária

By: GONÇALVES, Eloísa Dias.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, abr./jun. 2016Subject(s): Acesso à Educação | Movimento Social | Zona Rural | Reforma Agrária | Programa SocialOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação 37, 135, p. 371-389Abstract: Historicamente, a educação dos povos do campo foi negligenciada, restringindo-se a parcos projetos de alfabetização. A partir da década de 1990, há uma articulação dos movimentos sociais do campo para promoção da educação no meio rural. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) contribuiu para a efetivação do direito à educação e para a concretização dos objetivos fundamentais da República, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, além de apontar a importância que os movimentos sociais tiveram para a formulação e manutenção desse programa
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Historicamente, a educação dos povos do campo foi negligenciada, restringindo-se a parcos projetos de alfabetização. A partir da década de 1990, há uma articulação dos movimentos sociais do campo para promoção da educação no meio rural. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) contribuiu para a efetivação do direito à educação e para a concretização dos objetivos fundamentais da República, estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, além de apontar a importância que os movimentos sociais tiveram para a formulação e manutenção desse programa

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