<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Mundialização, regulação da navegação e desenvolvimento nacional :
Normal view MARC view ISBD view

Mundialização, regulação da navegação e desenvolvimento nacional : um estudo crítico do atual modelo jurídico-institucional da navegação marítima brasileira / Peter Loeb Caldenhof

By: Caldenhof, Peter Loeb.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015Description: 375 p.ISBN: 9786130158514.Subject(s): Globalização | Navegação Marítima | Navegação Marítima -- Regulação -- Brasil | Estado | Direito | Institucionalismo | Marinha Mercante | Relações Internacionais
Contents:
1. Introdução 2. Mundialização e a autonomia relativa do direito na definição de modelos de desenvolvimento nacionais 2.1. Autonomia relativa da esfera político-jurídica 2.1.1. Não determinação automática da superestrutura pela base material 2.1.2. Politicidade e juridicidade das relações econômico-sociais 2.1.3 Direito e modelos de desenvolvimento 2.2. Mundialização 2.2.1. Tendência genética do modo de produção capitalista à expansã, variações do processo e seus condicionamentos superestruturais 2.2.2. A mundialização propriamente dita: o processo de expansão capitalista após os anos 70 2.2.2.1. A mundialização como processo econômico 2.2.2.2. A mundialização como processo político-jurídico 2.2.2.3. Permanência da centralidade dos Estados Nacionais 2.2.2.4. Bipolaridade, unipolaridade e multipolaridade no sistema internacional e seus efeitos sobre a mundialização 2.2.2.5. A implementação político jurídica relativamente autônoma da Mundialização no Brasil enquanto país subdesenvolvido dependente 3. O caso da atual organização jurídico-institucional da navegação marítima no Brasil enquanto modelo de desenvolvimento 3.1. Navegação marítima e logística na economia mundializada: características e conceitos centrais 3.1.1. Espaço, economia e tranportes 3.1.2. Logística 3.1.3. Transporte como subsistema de logística 3.1.4. Navegação Marítima 3.1.5. Estrutura de mercado e navegação marítima e marinha mercante 3.1.6. Aspectos políticos-jurídicos na navegação marítima mundial 3.2. O modelo jurídico-institucional da navegação marítima 3.2.1. Navegação marítima e o quadro jurídico-institucional 3.2.2. Introdução histórica da organização jurídico-institucional da navegação marítima no Brasil- a brusca mudança de modelos 3.2.3. A constituição federal, ordem econômica e social de navegação marítima 3.2.4. Instituições ordenamentos internacionais 3.2.5. O ordenamento jurídico infraconstitucional da navegação marítima no Brasil 3.2.5.1. A base teórica e político ideológica do modelo: substituição da política industrial pela regulação e a defesa da concorrência 3.2.5.2. Legislação e instituições na navegação marítima brasileira atual 3.3. O atual modelo jurídico-institucional da navegação marítima brasileira e o desenvolvimento nacional 3.3.1. O papel da navegação no desenvolvimento 3.3.2. Efeitos do atual modelo sobre a navegação marítima e a marinha mercante nacional 3.3.3. Elementos gerais do desenvolvimento afetados pela desestruturação da navegação marítima nacional 3.3.3.1. Impactos sobre a estratégia logística empresarial e diminuição da competitividade sistêmica da economia brasileira 3.3.3.2. Divisas, equilíbrio externo e balanço de pagamentos 3.3.3.3. Localização produtiva, construção naval e acumulação de capital nacional
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 6.01 C1461m (Browse shelf) Ex.1 Available 2019-0318

1. Introdução 2. Mundialização e a autonomia relativa do direito na definição de modelos de desenvolvimento nacionais 2.1. Autonomia relativa da esfera político-jurídica 2.1.1. Não determinação automática da superestrutura pela base material 2.1.2. Politicidade e juridicidade das relações econômico-sociais 2.1.3 Direito e modelos de desenvolvimento 2.2. Mundialização 2.2.1. Tendência genética do modo de produção capitalista à expansã, variações do processo e seus condicionamentos superestruturais 2.2.2. A mundialização propriamente dita: o processo de expansão capitalista após os anos 70 2.2.2.1. A mundialização como processo econômico 2.2.2.2. A mundialização como processo político-jurídico 2.2.2.3. Permanência da centralidade dos Estados Nacionais 2.2.2.4. Bipolaridade, unipolaridade e multipolaridade no sistema internacional e seus efeitos sobre a mundialização 2.2.2.5. A implementação político jurídica relativamente autônoma da Mundialização no Brasil enquanto país subdesenvolvido dependente 3. O caso da atual organização jurídico-institucional da navegação marítima no Brasil enquanto modelo de desenvolvimento 3.1. Navegação marítima e logística na economia mundializada: características e conceitos centrais 3.1.1. Espaço, economia e tranportes 3.1.2. Logística 3.1.3. Transporte como subsistema de logística 3.1.4. Navegação Marítima 3.1.5. Estrutura de mercado e navegação marítima e marinha mercante 3.1.6. Aspectos políticos-jurídicos na navegação marítima mundial 3.2. O modelo jurídico-institucional da navegação marítima 3.2.1. Navegação marítima e o quadro jurídico-institucional 3.2.2. Introdução histórica da organização jurídico-institucional da navegação marítima no Brasil- a brusca mudança de modelos 3.2.3. A constituição federal, ordem econômica e social de navegação marítima 3.2.4. Instituições ordenamentos internacionais 3.2.5. O ordenamento jurídico infraconstitucional da navegação marítima no Brasil 3.2.5.1. A base teórica e político ideológica do modelo: substituição da política industrial pela regulação e a defesa da concorrência 3.2.5.2. Legislação e instituições na navegação marítima brasileira atual 3.3. O atual modelo jurídico-institucional da navegação marítima brasileira e o desenvolvimento nacional 3.3.1. O papel da navegação no desenvolvimento 3.3.2. Efeitos do atual modelo sobre a navegação marítima e a marinha mercante nacional 3.3.3. Elementos gerais do desenvolvimento afetados pela desestruturação da navegação marítima nacional 3.3.3.1. Impactos sobre a estratégia logística empresarial e diminuição da competitividade sistêmica da economia brasileira 3.3.3.2. Divisas, equilíbrio externo e balanço de pagamentos 3.3.3.3. Localização produtiva, construção naval e acumulação de capital nacional

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha