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Ações afirmativas e a educação para pessoas com deficiência

By: ZIMERMAN, Artur (Org.).
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Desigualdade Regional e as Políticas Públicas ; 4.Publisher: Santo André : Universidade Federal do ABC, 2013Description: 159 p.ISBN: 9788565212120.Subject(s): Pessoa com Deficiência | Ação Afirmativa | Inclusão social | Educação | Acesso à Educação | Políticas Públicas | Política Educacional | BrasilOnline resources: Acesso
Contents:
Parte I. Relato de experiência pessoal Integração do deficiente ao ambiente escolar- Daniel e Paula Targownik Parte II. Inclusão nas novas instituições de ensino Reflexões sobre políticas afirmativas de ingresso e permanência para pessoas com deficiência na UFABC- Joel Pereira Felipe 1- Introdução 2- Marcos legais relacionados com a educação inclusiva e as pessoas com deficiência 3- As pessoas com deficiência e sua sub-representação no ensino superior brasileiro 4- Definição das pessoas com deficiência para o ingresso por ações afirmativas na UFABC e as restrições encontradas 5- As ações afirmativas para as PCD na UFABC: cotas para o ingresso 6- Ações voltadas para a permanência a partir da adoção de cotas para pessoas com deficiência 7- Conclusões Parte III. Região Norte Uma análise sob o ponto de vista bioecológico do desenvolvimento humano- Margareth de Vasconcelos Monteiro 1- Introdução 2- As ações afirmativas para inclusão de pessoas com deficiência na UFRN 3- Análise das ações sob o enfoque da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1979), associadas à perspectiva de empoderamento 4- Conclusão Parte IV. Região Nordeste Como construir democracia implica em respeitar as diferenças: Uma análise crítica sobre a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior no Nordeste brasileiro - Francisco Horácio da Silva Frota, Álvaro dos Santos Maciel e Margareth de Vasconcelos Monteiro 1- Introdução 2- O desafio da democracia 3- Política afirmativa uma urgência para a democracia 4- Participação das pessoas com deficiência 5- A política de cotas para as universidades brasileiras 6- Conclusão Parte V. Região Centro-Oeste Deficientes e a educação no Centro-Oeste - Alexandra Ayash Anacha 1- Introdução 2- O acesso de estudantes com deficiência no ensino superior na Região Centro-Oeste 3- Considerações finais: subsídios para políticas públicas Parte VI. Região Sudeste Educação superior e ações afirmativas para pessoas com deficiência: caminho para reflexão sobre desigualdade regional e as políticas públicas inclusivas- Cristina Borges de Oliveira 1- Introdução 2- Ações afirmativas e acesso à educação superior de pessoas deficientes 3- Do direito à educação superior para pessoas com deficiência: um direito adquirido ou um objeto em fuga? 4- Qual universidade? Qual inclusão? As ações afirmativas: para além da reserva de vagas 5- Estado e políticas públicas educacionais inclusivas face às desigualdades e assimetrias regionais: um enfoque sobre as ações afirmativas na Região Sudeste Parte VII. Região Sul Ações afirmativas e a educação para pessoas com deficiência: um retrato sociojurídico do Sul brasileiro- Álvaro dos Santos Maciel 1- O reconhecimento do outro como corolário da filosofia da diferença 2- O pluralismo jurídico como novo modelo de referência democrática 3- O direito à educação e a inclusão das pessoas com deficiência 4- As ações afirmativas no contexto brasileiro 5- Um retrato da inserção no Sul brasileiro 6- Uma abordagem acerca das desigualdades regionais na educação básica 7- Considerações finais
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Parte I. Relato de experiência pessoal Integração do deficiente ao ambiente escolar- Daniel e Paula Targownik Parte II. Inclusão nas novas instituições de ensino Reflexões sobre políticas afirmativas de ingresso e permanência para pessoas com deficiência na UFABC- Joel Pereira Felipe 1- Introdução 2- Marcos legais relacionados com a educação inclusiva e as pessoas com deficiência 3- As pessoas com deficiência e sua sub-representação no ensino superior brasileiro 4- Definição das pessoas com deficiência para o ingresso por ações afirmativas na UFABC e as restrições encontradas 5- As ações afirmativas para as PCD na UFABC: cotas para o ingresso 6- Ações voltadas para a permanência a partir da adoção de cotas para pessoas com deficiência 7- Conclusões Parte III. Região Norte Uma análise sob o ponto de vista bioecológico do desenvolvimento humano- Margareth de Vasconcelos Monteiro 1- Introdução 2- As ações afirmativas para inclusão de pessoas com deficiência na UFRN 3- Análise das ações sob o enfoque da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner (1979), associadas à perspectiva de empoderamento 4- Conclusão Parte IV. Região Nordeste Como construir democracia implica em respeitar as diferenças: Uma análise crítica sobre a inclusão das pessoas com deficiência na educação superior no Nordeste brasileiro - Francisco Horácio da Silva Frota, Álvaro dos Santos Maciel e Margareth de Vasconcelos Monteiro 1- Introdução 2- O desafio da democracia 3- Política afirmativa uma urgência para a democracia 4- Participação das pessoas com deficiência 5- A política de cotas para as universidades brasileiras 6- Conclusão Parte V. Região Centro-Oeste Deficientes e a educação no Centro-Oeste - Alexandra Ayash Anacha 1- Introdução 2- O acesso de estudantes com deficiência no ensino superior na Região Centro-Oeste 3- Considerações finais: subsídios para políticas públicas Parte VI. Região Sudeste Educação superior e ações afirmativas para pessoas com deficiência: caminho para reflexão sobre desigualdade regional e as políticas públicas inclusivas- Cristina Borges de Oliveira 1- Introdução 2- Ações afirmativas e acesso à educação superior de pessoas deficientes 3- Do direito à educação superior para pessoas com deficiência: um direito adquirido ou um objeto em fuga? 4- Qual universidade? Qual inclusão? As ações afirmativas: para além da reserva de vagas 5- Estado e políticas públicas educacionais inclusivas face às desigualdades e assimetrias regionais: um enfoque sobre as ações afirmativas na Região Sudeste Parte VII. Região Sul Ações afirmativas e a educação para pessoas com deficiência: um retrato sociojurídico do Sul brasileiro- Álvaro dos Santos Maciel 1- O reconhecimento do outro como corolário da filosofia da diferença 2- O pluralismo jurídico como novo modelo de referência democrática 3- O direito à educação e a inclusão das pessoas com deficiência 4- As ações afirmativas no contexto brasileiro 5- Um retrato da inserção no Sul brasileiro 6- Uma abordagem acerca das desigualdades regionais na educação básica 7- Considerações finais

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