Aspectos políticos e pedagógicos da educação ambiental no Brasil : um convite à reflexão
By: LOUREIRO, Carlos Frederico B.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : SESC, 2006Online resources: Acesso Sinais sociais 1, 2, p. 44-83Abstract: No presente artigo analiso o processo de institucionalização da EducaçãoAbstract: Ambiental no Brasil e as implicações políticas e pedagógicas de abordagensAbstract: teórico-metodológicas que a compõe, posicionando-me no campo crí-Abstract: tico. Considerando as múltiplas nuances conceituais e a historicidade dosAbstract: acontecimentos, o contraponto analítico é estabelecido entre a perspectivaAbstract: emancipatória ou crítica, baseada em pedagogias libertárias e histórico-críticas,Abstract: no método dialético e na teoria da complexidade, e a perspectiva conservacionista,Abstract: fundamentada na pedagogia de projetos ou nas pedagogiasAbstract: de cunho comportamental, no pragmatismo e na teoria de sistemas. ComAbstract: isso, sinalizo para a necessidade de reconhecimento da Educação AmbientalAbstract: como campo de saber plural, dinâmico e conflituoso nas proposições eAbstract: ações dos agentes sociais envolvidos e para a compreensão do que representaAbstract: a incorporação de determinados posicionamentos diante dos desafiosAbstract: que os educadores ambientais se colocam. Por fim, reafirmo a especificidadeAbstract: da Educação Ambiental na prática educacional e sua pertinência para aAbstract: concretização de um distinto patamar societário na naturezaNo presente artigo analiso o processo de institucionalização da Educação
Ambiental no Brasil e as implicações políticas e pedagógicas de abordagens
teórico-metodológicas que a compõe, posicionando-me no campo crí-
tico. Considerando as múltiplas nuances conceituais e a historicidade dos
acontecimentos, o contraponto analítico é estabelecido entre a perspectiva
emancipatória ou crítica, baseada em pedagogias libertárias e histórico-críticas,
no método dialético e na teoria da complexidade, e a perspectiva conservacionista,
fundamentada na pedagogia de projetos ou nas pedagogias
de cunho comportamental, no pragmatismo e na teoria de sistemas. Com
isso, sinalizo para a necessidade de reconhecimento da Educação Ambiental
como campo de saber plural, dinâmico e conflituoso nas proposições e
ações dos agentes sociais envolvidos e para a compreensão do que representa
a incorporação de determinados posicionamentos diante dos desafios
que os educadores ambientais se colocam. Por fim, reafirmo a especificidade
da Educação Ambiental na prática educacional e sua pertinência para a
concretização de um distinto patamar societário na natureza
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