Educação e políticas públicas : para além das metas do milênio
By: TELES, Jorge.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : SESC, 2006Online resources: Acesso Sinais sociais 1, 2, p. 84-141Abstract: Este artigo discute a Educação Básica pelo ângulo dos esforços de políticasAbstract: públicas implementados no Brasil visando aos Objetivos de DesenvolvimentoAbstract: do Milênio. Apesar de o país apresentar desempenho favorável dos indicadoresAbstract: escolhidos para mensurar a meta do milênio referente à educação,Abstract: o Governo brasileiro ampliou o escopo da análise para abarcar a realidadeAbstract: enfrentada no país, no intuito de atingir plenamente o proposto na Declara-Abstract: ção do Milênio das Nações Unidas. Nesse contexto, destacam-se o impactoAbstract: provocado pelas mudanças no financiamento do ensino, em um cenárioAbstract: federativo, e a relação direta entre educação e mundo do trabalho explicitadaAbstract: na educação profissional. Percebe-se, pela análise das políticas públicasAbstract: destacadas, que o país ainda tem um caminho longo para percorrer, na buscaAbstract: por educação de qualidade para todos, em um contexto de desenvolvimentoAbstract: econômico com maior eqüidadeEste artigo discute a Educação Básica pelo ângulo dos esforços de políticas
públicas implementados no Brasil visando aos Objetivos de Desenvolvimento
do Milênio. Apesar de o país apresentar desempenho favorável dos indicadores
escolhidos para mensurar a meta do milênio referente à educação,
o Governo brasileiro ampliou o escopo da análise para abarcar a realidade
enfrentada no país, no intuito de atingir plenamente o proposto na Declara-
ção do Milênio das Nações Unidas. Nesse contexto, destacam-se o impacto
provocado pelas mudanças no financiamento do ensino, em um cenário
federativo, e a relação direta entre educação e mundo do trabalho explicitada
na educação profissional. Percebe-se, pela análise das políticas públicas
destacadas, que o país ainda tem um caminho longo para percorrer, na busca
por educação de qualidade para todos, em um contexto de desenvolvimento
econômico com maior eqüidade
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