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Criação e implantação de estrutura de trabalho para melhorias de curto prazo em ambientes de compras públicas / por Erivelton Guizzardi. -

By: GUIZZARDI, Erivelton.
Contributor(s): BALDAM, Roquemar de Lima Dr [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo, 2014Description: 148 p.Subject(s): Compras Governamentais | Estrutura Organizacional -- estrutura de trabalho | Compras PúblicasOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
AGRADECIMENTOS RESUMO ABSTRACT LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS LISTA DE SIGLAS E ABREVIAÇÕES SUMÁRIO RESUMIDO 1. INTRODUÇÃO 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA DISSERTAÇÃO 1.2 PERGUNTAS DE PESQUISA 1.3 OBJEIVOS 1.3.1 Objetivo geral 1.3.2 Objetivos específicos 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 COMPRAS PÚBLICAS 2.1.1 O contexto internacional das compras públicas 2.1.2 Diferenças entre compras públicas e privadas 2.1.3 Melhorias em compras públicas 2.2 EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.2.1 O Desempenho na administração pública 2.2.2 Características da administração pública 2.2.3 Melhoria na prestação de serviços públicos 2.3 ANÁLISE DE NEGÓCIO 2.3.1 Conceitos elementares 2.3.2 Diagnóstico da situação 2.4 RACIONALIZAÇÃO DO TRABLHO 2.4.1 Gestão de processos 2.4.2 Gestão de projetos 2.4.3 Teoria das restrições 2.4.4 Lean Thinking (Mentalidade enxuta) 2.4.5 Ferramentas do controle da qualidade 2.4.6 Ferramentas gerenciais da qualidade 2.4.7 Organização e Métodos (O&M) 2.4.8 Estudo de tempos e movimentos 2.4.9 Melhoria contínua 2.4.10 Six Sigma 2.4.11 FAST (Fast Analysis Solution Technique) 2.4.12 Outros métodos de racionalização do trabalho 3. METODOLOGIA 3.1 ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA 3.2 PLANEJAMENTO DA PESQUISA 3.3 COLETA E ANÁLISE DE DADOS (DIAGNÓSTICO) 3.3.1 Primeiro levantamento: avaliação sobre o ambiente de compras, através da aplicação de survey 3.3.2 Análise das disfunções em compras públicas, por meio de entrevista com Grupo de Foco 3.4 PROPOSTA DE ESTRUTURA DE TRABALHO PARA MELHORIAS DE CURTO PRAZO EM AMBIENTES DE COMPRAS PÚBLICAS 3.4.1 Planejamento 3.4.2 Implantação 3.4.3 Avaliação 3.4.4 Atuar corretivamente 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 SOBRE A ESTRUTURA DOS RESULTADOS 4.2 AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DE COMPRAS PÚBLICAS (SURVEY) 4.2.1 Perfil do servidores que trabalham com compras 4.2.2 Identificação de disfunções 4.3 ANÁLISE DAS DISFUNÇÕES (GRUPOS DE FOCO - ARA) 4.4 PROPOSIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS E GERENTES DE PROJETOS (GRUPO DE FOCO - AHP - FAST) 4.5 IMPLANTAÇÃO DOS PROJETOS (PMBOK) 4.5.1 Criação de meios de sensibilização e marketing de compras com comunidade de servidores 4.5.2 Sistema Banco de Especializações de itens de aquisição 4.5.3 Especialização por objetos de aquisição por unidade da instituição 4.5.4 Comissões técnicas por objetos de aquisição 4.5.5 Cronograma de compras compartilhadas 4.5.6 Comissão temporária de gestão e otimização de compras 4.5.7 Site compartilhado de compras 4.5.8 Mapeamento de competências, identificação de Gaps e estruturação das ações de capacitação da equipe de compras 4.5.9 Levantamento de necessidades de melhorias para o sistema "Comprasnet" 4.5.10 Considerações gerais sobre a implantação dos projetos 4.6 AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE TRABALHO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 OBJETIVOS DA PESQUISA E RESULTADOS GERAIS 5.2 SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS 6. REFERÊNCIAS CITADAS 7. APÊNDICES
Summary: Há muitas pesquisas que procuram propor mudanças nos procedimentos de licitações e contratações públicas, visando melhorar a eficiência do gasto publico. Entretanto, são mais escassos os estudos que visam entender e propor melhorias na gestão dos processos/operações e no ambiente organizacional de compras públicas. As dificuldades relacionadas às disfunções ou atividades de baixo desempenho presentes no ambiente de compra pública variam em função de diversos fatores, tais como o tipo de compra, a equipe envolvida, a região, a esfera governamental, variando também em função do tempo, uma vez que as mudanças em legislação e sistemas acarretam frequentes alterações nos procedimentos. Este estudo procurou propor uma estrutura de trabalho que possa ser aplicada em contextos e momentos distintos, com o objetivo de obter melhorias em ambientes de compras públicas. A aplicação da estrutura deu-se através da abordagem de Pesquisa-Ação, com a realização de um diagnóstico para avaliar o ambiente, analisar suas disfunções e construir uma Árvore da Realidade Atual (ARA), seguido da seleção de ações/projetos de curto prazo e a sua implantação com equipe própria da organização, visando mitigar/eliminar as disfunções para a obtenção de melhorias. Os resultados obtidos apontam que a estrutura criada permite implantar projetos e ações de curto prazo para a otimização de operações e processos envolvidos, indicando lições aprendidas para maior eficiência de implantação.
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Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Gestão Pública do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão Pública.

Inclui bibliografia

AGRADECIMENTOS RESUMO ABSTRACT LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS LISTA DE SIGLAS E ABREVIAÇÕES SUMÁRIO RESUMIDO 1. INTRODUÇÃO 1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA DISSERTAÇÃO 1.2 PERGUNTAS DE PESQUISA 1.3 OBJEIVOS 1.3.1 Objetivo geral 1.3.2 Objetivos específicos 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 COMPRAS PÚBLICAS 2.1.1 O contexto internacional das compras públicas 2.1.2 Diferenças entre compras públicas e privadas 2.1.3 Melhorias em compras públicas 2.2 EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.2.1 O Desempenho na administração pública 2.2.2 Características da administração pública 2.2.3 Melhoria na prestação de serviços públicos 2.3 ANÁLISE DE NEGÓCIO 2.3.1 Conceitos elementares 2.3.2 Diagnóstico da situação 2.4 RACIONALIZAÇÃO DO TRABLHO 2.4.1 Gestão de processos 2.4.2 Gestão de projetos 2.4.3 Teoria das restrições 2.4.4 Lean Thinking (Mentalidade enxuta) 2.4.5 Ferramentas do controle da qualidade 2.4.6 Ferramentas gerenciais da qualidade 2.4.7 Organização e Métodos (O&M) 2.4.8 Estudo de tempos e movimentos 2.4.9 Melhoria contínua 2.4.10 Six Sigma 2.4.11 FAST (Fast Analysis Solution Technique) 2.4.12 Outros métodos de racionalização do trabalho 3. METODOLOGIA 3.1 ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA 3.2 PLANEJAMENTO DA PESQUISA 3.3 COLETA E ANÁLISE DE DADOS (DIAGNÓSTICO) 3.3.1 Primeiro levantamento: avaliação sobre o ambiente de compras, através da aplicação de survey 3.3.2 Análise das disfunções em compras públicas, por meio de entrevista com Grupo de Foco 3.4 PROPOSTA DE ESTRUTURA DE TRABALHO PARA MELHORIAS DE CURTO PRAZO EM AMBIENTES DE COMPRAS PÚBLICAS 3.4.1 Planejamento 3.4.2 Implantação 3.4.3 Avaliação 3.4.4 Atuar corretivamente 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1 SOBRE A ESTRUTURA DOS RESULTADOS 4.2 AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DE COMPRAS PÚBLICAS (SURVEY) 4.2.1 Perfil do servidores que trabalham com compras 4.2.2 Identificação de disfunções 4.3 ANÁLISE DAS DISFUNÇÕES (GRUPOS DE FOCO - ARA) 4.4 PROPOSIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS E GERENTES DE PROJETOS (GRUPO DE FOCO - AHP - FAST) 4.5 IMPLANTAÇÃO DOS PROJETOS (PMBOK) 4.5.1 Criação de meios de sensibilização e marketing de compras com comunidade de servidores 4.5.2 Sistema Banco de Especializações de itens de aquisição 4.5.3 Especialização por objetos de aquisição por unidade da instituição 4.5.4 Comissões técnicas por objetos de aquisição 4.5.5 Cronograma de compras compartilhadas 4.5.6 Comissão temporária de gestão e otimização de compras 4.5.7 Site compartilhado de compras 4.5.8 Mapeamento de competências, identificação de Gaps e estruturação das ações de capacitação da equipe de compras 4.5.9 Levantamento de necessidades de melhorias para o sistema "Comprasnet" 4.5.10 Considerações gerais sobre a implantação dos projetos 4.6 AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DE TRABALHO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 OBJETIVOS DA PESQUISA E RESULTADOS GERAIS 5.2 SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS 6. REFERÊNCIAS CITADAS 7. APÊNDICES

Há muitas pesquisas que procuram propor mudanças nos procedimentos de licitações e contratações públicas, visando melhorar a eficiência do gasto publico. Entretanto, são mais escassos os estudos que visam entender e propor melhorias na gestão dos processos/operações e no ambiente organizacional de compras públicas. As dificuldades relacionadas às disfunções ou atividades de baixo desempenho presentes no ambiente de compra pública variam em função de diversos fatores, tais como o tipo de compra, a equipe envolvida, a região, a esfera governamental, variando também em função do tempo, uma vez que as mudanças em legislação e sistemas acarretam frequentes alterações nos procedimentos. Este estudo procurou propor uma estrutura de trabalho que possa ser aplicada em contextos e momentos distintos, com o objetivo de obter melhorias em ambientes de compras públicas. A aplicação da estrutura deu-se através da abordagem de Pesquisa-Ação, com a realização de um diagnóstico para avaliar o ambiente, analisar suas disfunções e construir uma Árvore da Realidade Atual (ARA), seguido da seleção de ações/projetos de curto prazo e a sua implantação com equipe própria da organização, visando mitigar/eliminar as disfunções para a obtenção de melhorias. Os resultados obtidos apontam que a estrutura criada permite implantar projetos e ações de curto prazo para a otimização de operações e processos envolvidos, indicando lições aprendidas para maior eficiência de implantação.

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