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Gestão de compras públicas : uma proposta para melhorar o processo de compras em um setor de saúde pública / por José Hildebrando Oliveira dos Reis. --

By: REIS, Hildebrando Oliveira dos.
Contributor(s): SILVA, Ocileide Custódio da [Orientadora].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Manaus, AM : Universidade Federal do Amazonas, 2017Description: 95 p. : il. ; tabs.Subject(s): Compras Governamentais | Controle de Qualidade | Licitação | SaúdeOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 DO CONTEXTO AO PROBLEMA 1.2 OBJETIVOS 1.2.1 Geral 1.2.2 Específicos 1.3 JUSTIFICATIVA 1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 1.5 UM BREVE HISTÓRICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO 2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 GESTÃO PÚBLICA 2.2 PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS 2.2.1 Legislação que norteia as compras públicas 2.2.2 Licitação 2.2.3 Visão macro do processo de compras 2.2.4 Compras Públicas versus Compras Privadas 2.3 QUALIDADE 2.3.1 Qualidade no Serviço Público 2.3.2 Definição da Qualidade 2.3.3 Aplicação de Ferramentas da qualidade no setor de serviços 2.3.4 Aplicação do Ciclo PDCA na pesquisa 3 METODOLOGIA 3.1 FUNDAMENTAÇÃO 3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 3.3 CENÁRIO DA PESQUISA 3.4 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA 3.4.1 Coleta de dados 3.4.2 Tratamento dos dados 4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 SUGESTÕES PARA OS GESTORES 5.2 RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHOS FUTUROS 6 REFERÊNCIAS APÊNDICE A – Questionário APÊNDICE B – Matriz GUT
Summary: O processo de compras desempenha um papel fundamental nos órgãos governamentais, principalmente quando se trata de gestão de dinheiro público. O setor de licitação responsável pelas aquisições de bens e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus da Prefeitura Municipal de Manaus (SEMSA/PMM) realizou um bom trabalho, no exercício de 2016, mas ainda precisa melhorar a questão da qualidade e produtividade do serviço prestado quando se considera o índice de itens e de processos licitatórios fracassados, o tempo de demora na contratação de fornecedores, dentre outros problemas. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para melhoria do processo de compras. Para tanto foi realizado um estudo de caso, tomando como base a Subcomissão da Saúde da PMM. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram novas alternativas para melhoria do processo de compras no setor estudado no que tange as ações corretivas estabelecidas para cada uma das causas do problema priorizado, a elaboração de um fluxograma para tornar o processo mais célere e a criação de um procedimento operacional padrão nas atividades realizadas.
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Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP da UFAM como requisito para obtenção do título Mestre em Engenharia de Produção. Área de Concentração: Gestão da Produção. Linha de Atuação: Gestão de Operações e Serviços.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 DO CONTEXTO AO PROBLEMA 1.2 OBJETIVOS 1.2.1 Geral 1.2.2 Específicos 1.3 JUSTIFICATIVA 1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO 1.5 UM BREVE HISTÓRICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO 2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 GESTÃO PÚBLICA 2.2 PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS 2.2.1 Legislação que norteia as compras públicas 2.2.2 Licitação 2.2.3 Visão macro do processo de compras 2.2.4 Compras Públicas versus Compras Privadas 2.3 QUALIDADE 2.3.1 Qualidade no Serviço Público 2.3.2 Definição da Qualidade 2.3.3 Aplicação de Ferramentas da qualidade no setor de serviços 2.3.4 Aplicação do Ciclo PDCA na pesquisa 3 METODOLOGIA 3.1 FUNDAMENTAÇÃO 3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 3.3 CENÁRIO DA PESQUISA 3.4 PROCEDIMENTOS DA PESQUISA 3.4.1 Coleta de dados 3.4.2 Tratamento dos dados 4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 SUGESTÕES PARA OS GESTORES 5.2 RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHOS FUTUROS 6 REFERÊNCIAS APÊNDICE A – Questionário APÊNDICE B – Matriz GUT

O processo de compras desempenha um papel fundamental nos órgãos governamentais, principalmente quando se trata de gestão de dinheiro público. O setor de licitação responsável pelas aquisições de bens e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus da Prefeitura Municipal de Manaus (SEMSA/PMM) realizou um bom trabalho, no exercício de 2016, mas ainda precisa melhorar a questão da qualidade e produtividade do serviço prestado quando se considera o índice de itens e de processos licitatórios fracassados, o tempo de demora na contratação de fornecedores, dentre outros problemas. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para melhoria do processo de compras. Para tanto foi realizado um estudo de caso, tomando como base a Subcomissão da Saúde da PMM. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados indicaram novas alternativas para melhoria do processo de compras no setor estudado no que tange as ações corretivas estabelecidas para cada uma das causas do problema priorizado, a elaboração de um fluxograma para tornar o processo mais célere e a criação de um procedimento operacional padrão nas atividades realizadas.

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