Inflexões do ensino híbrido / por José Lauro Martins... [et al.]. --
By: MARTINS, José Lauro.
Contributor(s): PEREIRA, Antônia Lilia Soares | MILHOMEM, Dhuliet Keterine Ferreira | LEITE, Fernanda Santana Alves | SILVA, Jeremias Fontinele da | SOARES JUNIOR, Robert da Silva | Martins, Tatiana Costa | ASSUNÇÃO, Wildson Cardoso.
Material type: BookPublisher: Palmas, TO : EDUFT, 2021Description: 97 p. : tabs.ISBN: 9786589119890.Subject(s): Educação | Formação de Professores | Ensino a DistânciaOnline resources: Acesso ao PDFInclui bibliografia.
SUMÁRIO Prefácio Apresentação A ESCOLA NA VIDA Assim na escola, como na vida! Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver junto Aprender a ser Considerações finais APRENDIZAGEM MEDIANA Possibilidades complexas de medição da aprendizagem A tecnologia como ferramenta de ensino na perspectiva da função social da escola Considerações Finais A PRESENÇA NA AUSÊNCIA Proximidade e distanciamento Competências docentes Considerações finais DA GESTÃO DO ENSINO À GESTÃO DA APRENDIZAGEM Gestão da aprendizagem Determinantes do processo Princípios norteadores da gestão da aprendizagem Considerações finais O ENSINO ADAPTATIVO O que se entende por ensino adaptativo O papel da aprendizagem significativa no ensino adaptativo Considerações finais ENSINO HÍBRIDO Aprendizagem colaborativa A docência no ensino híbrido Autonomia e interação Educação + tecnologia Conclusão Por fim Referências Posfácio Entrevista com o professor Pedro Demo Contato dos autores
A obra INFLEXÕES DO ENSINO HÍBRIDO é o resultado da reflexão de um grupo de jovens pesquisadores sobre a transformação digital na educação. A questão do ensino híbrido transversaliza a produção dos autores e ganhou o centro do debate. É uma obra coletiva, não tem autoria, mas coautoria! Os escritos misturam-se com a história de vida dos seus autores e nos levam ao diálogo sobre os fundamentos do ensino híbrido. Podemos perceber na leitura desta obra a narrativa crítica e provocadora que vai ajuda o leitor a refletir sobre as possibilidades de relação entre o ensino, a aprendizagem e as tecnologias digitais contemporâneas. O leitor vai perceber que todos os conceitos tratados são parte da reflexão sobre o ensino híbrido. É a oportunidade para compreender a necessidade de investir em currículo flexíveis mediado por meio tecnologias digitais. Verá também que a questão do ensino híbrido nos provoca a pensar as novas formas de docências demandadas pelo contexto atual.
There are no comments for this item.