<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Como podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação :
Normal view MARC view ISBD view

Como podemos aprimorar a avaliação em um laboratório de inovação : um estudo de caso do la-bora! Gov / por Mariana Yuka Akamine. --

By: Akamine, Mariana Yuka.
Contributor(s): Campos Filho, Antonio Claret [orient.].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : Enap, 2022Description: 134 f. : il.Subject(s): Avaliação | Inovação | Laboratório de Inovação
Contents:
INTRODUÇÃO 1. INOVAÇÃO 1.1 INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 1.1.1 Contexto da inovação no setor público sob perspectiva da OCDE 1.2 ECOSSISTEMA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO 1.2.1 As competências das lideranças públicas sob a perspectiva da OCDE 1.2.2 Rede de inovação brasileira 1.3 LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO 2. AVALIAÇÃO 2.1 AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO 2.2 AVALIAÇÃO NÃO NEUTRA E DINÂMICA 2.3 DIFICULDADES, RETROALIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO 3. METODOLOGIA 3.1 ESTUDO DE CASO 3.2 DESENHO DA METODOLOGIA 3.3 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL 3.4 ENTREVISTA 3.4.1 Seleção dos entrevistados 3.4.2 Estrutura e teste da entrevista 3.4.3 Gravação e transcrição da entrevista 3.4.4 Ética na entrevista e na oficina 3.5 OFICINA COM TIME LA-BORA! GOV 3.5.1 Design thinking para oficina 3.5.2 Oficina teste 3.5.3 Oficina oficia 3.6 TRIANGULAÇÃO DE DADOS 4. ESTUDO DE CASO DO LA-BORA! GOV 4.1 O PROPÓSITO E A IDENTIDADE 4.2 ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 4.2.1 O contexto 4.2.2 Os atores e os recursos 4.2.3 Os serviços 4.3 A AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS 5.1 DAS ENTREVISTAS 5.1.1 Atores 5.1.2 Laboratório de inovação 5.1.3 Avaliação 5.2 DA OFICINA 5.3 OPORTUNIDADES DE AÇÃO PARA A AVALIAÇÃO NO LA-BORA! GOV 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6.1 LIMITAÇÕES E FUTUROS POSSÍVEIS DA PESQUISA 6.2 MUDANÇAS DURANTE A PESQUISA 6.3 REFLEXÕES E LIÇÕES APRENDIDAS
Dissertation note: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública. Summary: Laboratórios de inovação se fortalecem como colaboradores do Estado para lidar com o contexto de incerteza e rápida transformação social. Esta pesquisa teve como propósito explorar as perspectivas do tema da avaliação em laboratório de inovação, a partir do estudo de caso do LA-BORA! gov – laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O trabalho realçou a avaliação combinada com o papel dos atores e seus valores, com o ambiente real de mudanças e com a importância de retroalimentar os aprendizados gerados pela avaliação. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica sobre avaliação, com enfoque em laboratório de inovação, pesquisa documental do Laboratório objeto do estudo de caso, entrevistas com atores ligados direta e indiretamente a laboratórios de inovação e oficina com o time do Laboratório. Como resultado foram elaboradas oportunidades de ação para a avaliação no LA-BORA! gov, podendo-se citar a proposta de investir em sistematizações mínimas e adaptáveis de avaliação, fomento da cultura da inovação por meio de parcerias e debates sobre avaliação e participação em prêmios de inovação, análise colaborativa e estruturada dos feedbacks dos serviços prestados, simplificação da exposição dos dados avaliativos entre outras sugestões com vistas a inspirar iniciativas afins. As lições aprendidas durante a pesquisa indicam a potencialidade de futuros estudos no tema, para acompanhar o amadurecimento dos laboratórios de inovação em governo, retroalimentar os resultados das ações e enriquecer os aprendizados de forma iterativa e dinâmica.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Tese Biblioteca Graciliano Ramos
Tese 352.367 A3136c (Browse shelf) Ex. 1 Available 2022-0372

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública.

Inclui bibliografia.

INTRODUÇÃO 1. INOVAÇÃO
1.1 INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 1.1.1 Contexto da inovação no setor público sob perspectiva da OCDE 1.2 ECOSSISTEMA E CAPACIDADE DE INOVAÇÃO 1.2.1 As competências das lideranças públicas sob a perspectiva da OCDE 1.2.2 Rede de inovação brasileira 1.3 LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO
2. AVALIAÇÃO
2.1 AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO 2.2 AVALIAÇÃO NÃO NEUTRA E DINÂMICA
2.3 DIFICULDADES, RETROALIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO 3. METODOLOGIA 3.1 ESTUDO DE CASO
3.2 DESENHO DA METODOLOGIA 3.3 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL 3.4 ENTREVISTA
3.4.1 Seleção dos entrevistados 3.4.2 Estrutura e teste da entrevista 3.4.3 Gravação e transcrição da entrevista 3.4.4 Ética na entrevista e na oficina 3.5 OFICINA COM TIME LA-BORA! GOV 3.5.1 Design thinking para oficina 3.5.2 Oficina teste 3.5.3 Oficina oficia 3.6 TRIANGULAÇÃO DE DADOS
4. ESTUDO DE CASO DO LA-BORA! GOV 4.1 O PROPÓSITO E A IDENTIDADE 4.2 ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO 4.2.1 O contexto 4.2.2 Os atores e os recursos
4.2.3 Os serviços 4.3 A AVALIAÇÃO DAS ENTREGAS 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS 5.1 DAS ENTREVISTAS 5.1.1 Atores 5.1.2 Laboratório de inovação 5.1.3 Avaliação
5.2 DA OFICINA 5.3 OPORTUNIDADES DE AÇÃO PARA A AVALIAÇÃO NO LA-BORA! GOV
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6.1 LIMITAÇÕES E FUTUROS POSSÍVEIS DA PESQUISA 6.2 MUDANÇAS DURANTE A PESQUISA 6.3 REFLEXÕES E LIÇÕES APRENDIDAS

Laboratórios de inovação se fortalecem como colaboradores do Estado para lidar com o
contexto de incerteza e rápida transformação social. Esta pesquisa teve como propósito explorar
as perspectivas do tema da avaliação em laboratório de inovação, a partir do estudo de caso do
LA-BORA! gov – laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e
Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O trabalho realçou a avaliação combinada
com o papel dos atores e seus valores, com o ambiente real de mudanças e com a importância
de retroalimentar os aprendizados gerados pela avaliação. A metodologia foi composta por
pesquisa bibliográfica sobre avaliação, com enfoque em laboratório de inovação, pesquisa
documental do Laboratório objeto do estudo de caso, entrevistas com atores ligados direta e
indiretamente a laboratórios de inovação e oficina com o time do Laboratório. Como resultado
foram elaboradas oportunidades de ação para a avaliação no LA-BORA! gov, podendo-se citar
a proposta de investir em sistematizações mínimas e adaptáveis de avaliação, fomento da
cultura da inovação por meio de parcerias e debates sobre avaliação e participação em prêmios
de inovação, análise colaborativa e estruturada dos feedbacks dos serviços prestados,
simplificação da exposição dos dados avaliativos entre outras sugestões com vistas a inspirar
iniciativas afins. As lições aprendidas durante a pesquisa indicam a potencialidade de futuros
estudos no tema, para acompanhar o amadurecimento dos laboratórios de inovação em governo,
retroalimentar os resultados das ações e enriquecer os aprendizados de forma iterativa e
dinâmica.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha