<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Formando professores profissionais :
Normal view MARC view ISBD view

Formando professores profissionais : quais estrategias? Quais competencias?

Contributor(s): | | .
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Porto Alegre : Artmed, 1998Edition: 2 ed.Description: 232 p.Title translated: Former des enseignants professionnels: quelles strategies? Quelles competences?.Subject(s): Capacitacao Profissional | Formacao de Docentes | Capacitacao de Instrutores
Contents:
Introducao - formando profissionais: tres conjuntos de questoes - Philippe Perrenoud, Leopold Paquay, Marguerite Altet, Evelyne Charlier Capitulo 1 - As competencias do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de acao e adaptacao, saber analisar - Marguerite Altet O modelo atual de professor profissional A especificidade da profissao de professor As competencias e os conhecimentos do professor profissional Uma formacao baseada na analise das praticas e na reflexao Capitulo 2 - Trabalho das representacoes na formacao dos professores - Simone Baillauques Competencias profissionais e representacoes do oficio e da formacao Formacao: um espaco de trabalho sobre as representacaoes Praticas e problemas de pesquisa sobre e a partir das representacoe Capitulo 3 - A formacao para complexidade do oficio de professor - Louise Belar Contexto sociopolitico dos mecanismos testados Os principios subjacentes ao mecanismo de formacao Os conceitos articulados na formacao Efeitos de formacoes testadas Que processos ativar na formacao? Capitulo 4 - Formacao pratica dos professores e nascimento de uma inteligencia profissional - Michel Carbonneau e Jean-Claude Hetu Introducao Uma experiencia de formacao para a pratica Tentativa de padronizacao Capitulo 5 - Formar professores profissionais para uma formacao continua artuculada a pratica - Evelyne Charlier O professor, um profissional As competencias profissionais? Uma formacao articulada a pratica Conclusao Capitulo 6 - Conduta clinica, formacao e escrita - Mireille Cifali Introducao Espaco da clinica Formacao Formadores Escrita Conclusao Capitulo 7 - De estagiario a especialista: construir as competencias profissionais - Nadine Faingold Introducao Em que consistem as competencias profissionais dos professores - especialistas? Os dois eixos da formacao Conclusao Capitulo 8 - Competencias profissionais privilegiadas nos estagios e na videoformacao - Leopold Paquay e Marie-Cecile Wagner Introducao Seis paradigmas relativos ao oficio de professor Praticas de estagios em campo: competencias e estrategias privilegiadas Praticas do microensino e da videoinformacao: competencias e estrategias privilegiadas (M. C. Wagner) A guisa de conclusao Capitulo 9 - O trabalho sobre o habitus na formacao de professores: analise das praticas e tomadas de consciencia - Philippe Perrenoud Uma acao pedagogica que mobiliza o habitus Tomada de consciencia e transformacao de esquemas Mecanismos de formacao Formar para a lucidez? Capitulo 10 - O professor como "ator nacional": que racionalidade, que saber, que julgamento? - Maurice Tardif e Clermont Gauthier Jogos de poder e desafios do saber na pesquisa As concepcoes do saber: a ideia de exigencias de racionalidade e seu interesse pela pesquisa O saber do professor: uma razao pratica, social e voltada para o outro A guisa de conclusao Conclusao - Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas - Philippe Perreneud, Marguerite Altet, Evelyne Charlier e Leopold Paquay De que "natureza" sao as competencias do professor-especialista? Como as competencias profissionais sao construidas? Como formar profissionais para essas competencias
Production Credits: Tradutor: Fatima MuradEunice Gruman
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 2.07F7244f (Browse shelf) 1 Available 10007745

Introducao - formando profissionais: tres conjuntos de questoes - Philippe Perrenoud, Leopold Paquay, Marguerite Altet, Evelyne Charlier Capitulo 1 - As competencias do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de acao e adaptacao, saber analisar - Marguerite Altet O modelo atual de professor profissional A especificidade da profissao de professor As competencias e os conhecimentos do professor profissional Uma formacao baseada na analise das praticas e na reflexao Capitulo 2 - Trabalho das representacoes na formacao dos professores - Simone Baillauques Competencias profissionais e representacoes do oficio e da formacao Formacao: um espaco de trabalho sobre as representacaoes Praticas e problemas de pesquisa sobre e a partir das representacoe Capitulo 3 - A formacao para complexidade do oficio de professor - Louise Belar Contexto sociopolitico dos mecanismos testados Os principios subjacentes ao mecanismo de formacao Os conceitos articulados na formacao Efeitos de formacoes testadas Que processos ativar na formacao? Capitulo 4 - Formacao pratica dos professores e nascimento de uma inteligencia profissional - Michel Carbonneau e Jean-Claude Hetu Introducao Uma experiencia de formacao para a pratica Tentativa de padronizacao Capitulo 5 - Formar professores profissionais para uma formacao continua artuculada a pratica - Evelyne Charlier O professor, um profissional As competencias profissionais? Uma formacao articulada a pratica Conclusao Capitulo 6 - Conduta clinica, formacao e escrita - Mireille Cifali Introducao Espaco da clinica Formacao Formadores Escrita Conclusao Capitulo 7 - De estagiario a especialista: construir as competencias profissionais - Nadine Faingold Introducao Em que consistem as competencias profissionais dos professores - especialistas? Os dois eixos da formacao Conclusao Capitulo 8 - Competencias profissionais privilegiadas nos estagios e na videoformacao - Leopold Paquay e Marie-Cecile Wagner Introducao Seis paradigmas relativos ao oficio de professor Praticas de estagios em campo: competencias e estrategias privilegiadas Praticas do microensino e da videoinformacao: competencias e estrategias privilegiadas (M. C. Wagner) A guisa de conclusao Capitulo 9 - O trabalho sobre o habitus na formacao de professores: analise das praticas e tomadas de consciencia - Philippe Perrenoud Uma acao pedagogica que mobiliza o habitus Tomada de consciencia e transformacao de esquemas Mecanismos de formacao Formar para a lucidez? Capitulo 10 - O professor como "ator nacional": que racionalidade, que saber, que julgamento? - Maurice Tardif e Clermont Gauthier Jogos de poder e desafios do saber na pesquisa As concepcoes do saber: a ideia de exigencias de racionalidade e seu interesse pela pesquisa O saber do professor: uma razao pratica, social e voltada para o outro A guisa de conclusao Conclusao - Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas - Philippe Perreneud, Marguerite Altet, Evelyne Charlier e Leopold Paquay De que "natureza" sao as competencias do professor-especialista? Como as competencias profissionais sao construidas? Como formar profissionais para essas competencias

Tradutor: Fatima MuradEunice Gruman

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha