<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Ensinar: agir na urgencia, decidir na incerteza :
Normal view MARC view ISBD view

Ensinar: agir na urgencia, decidir na incerteza : saberes e competencias em uma profissao complexa

By: PERRENOUD, Philippe.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Sao Paulo : Artmed, 2001Edition: 2 ed.Description: 208 p.Title translated: Enseigner: agir dans l'urgence, decider dans l'incertitude.Subject(s): Educação | Ensino | Aprendizagem | Formacao de Docentes
Contents:
Introducao Saber a ensinar, saberes para ensinar Saberes e conhecimentos como representacoes do real A nocao de competencia, algo extremamente precario Ensinar e enfrentar a complexidade A escola frente a complexidade A irrupcao dos antagonismos O que aumenta a complexidade nos dias de hoje Algumas estrategias sem futuro Enfrentar realmente a complexidade Os estabelecimentos de ensino e seus diretores frente a complexidade E os professore? A comunicacao na sala de aula: onze dilemas Um olhar normativo e uma questao de poder Enfrentar a complexidade Pratica refletida e estrategias de formacao Dez nao-ditos ou a face oculta da profissao de professor Os nao-ditos A comedia do dominio e da racionalidade A pedagogia de dominio, uma utopia racionalista? Qual pedagogia de dominio e para quem? A utopia igualitaria ou como provar o avanco A organizacao pedagogica e os limites da racionalidade A memoria curta O impossivel consenso sobre os objetivos Rotina, fantasia e amadorismo pedagogico A recusa de reduzir a escola as aprendizagens Uma relacao estrategica com o trabalho As estrategias dos professores Esquecer Illich? O trabalho em equipe pedagogica: resistencias e mecanismos A equipe pedagogica entre coordenacao das praticas e team teaching Os mecanismos para os estabelecimentos de ensino e o sistema educativo: uma nova cultura profissional Os mecanismos para as pessoas ou como compartilhar sua parcela de loucura Uma politica e competencias A ambiguidade dos saberes e da relacao com o saber na profissao de professor A profissionalizacao, uma transformacao estrutural da profissao As competencias profissionais exigem muito mais que saberes Saberes e esquemas Saberes eruditos e saberes de senso comum: todos eles sao, a sua maneira, saberes de experiencia Os saberes de senso comum cercados pelos saberes eruditos O conhecimento na acao O que separa o ensino de uma profissao Tudo, logo: Competencias e complexidade Uma competencia para cada situacao? Familias construidas pelo ator O tempo de refletir Situacoes e competencias, nao ha nada simples A construcao do espaco de acao Competencias, saberes e habitus Unidade e diversidade dos saberes uteis a acao
Production Credits: Tradutor: Claudia Schilling
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 12P445e (Browse shelf) 1 Available 10007763

Introducao Saber a ensinar, saberes para ensinar Saberes e conhecimentos como representacoes do real A nocao de competencia, algo extremamente precario Ensinar e enfrentar a complexidade A escola frente a complexidade A irrupcao dos antagonismos O que aumenta a complexidade nos dias de hoje Algumas estrategias sem futuro Enfrentar realmente a complexidade Os estabelecimentos de ensino e seus diretores frente a complexidade E os professore? A comunicacao na sala de aula: onze dilemas Um olhar normativo e uma questao de poder Enfrentar a complexidade Pratica refletida e estrategias de formacao Dez nao-ditos ou a face oculta da profissao de professor Os nao-ditos A comedia do dominio e da racionalidade A pedagogia de dominio, uma utopia racionalista? Qual pedagogia de dominio e para quem? A utopia igualitaria ou como provar o avanco A organizacao pedagogica e os limites da racionalidade A memoria curta O impossivel consenso sobre os objetivos Rotina, fantasia e amadorismo pedagogico A recusa de reduzir a escola as aprendizagens Uma relacao estrategica com o trabalho As estrategias dos professores Esquecer Illich? O trabalho em equipe pedagogica: resistencias e mecanismos A equipe pedagogica entre coordenacao das praticas e team teaching Os mecanismos para os estabelecimentos de ensino e o sistema educativo: uma nova cultura profissional Os mecanismos para as pessoas ou como compartilhar sua parcela de loucura Uma politica e competencias A ambiguidade dos saberes e da relacao com o saber na profissao de professor A profissionalizacao, uma transformacao estrutural da profissao As competencias profissionais exigem muito mais que saberes Saberes e esquemas Saberes eruditos e saberes de senso comum: todos eles sao, a sua maneira, saberes de experiencia Os saberes de senso comum cercados pelos saberes eruditos O conhecimento na acao O que separa o ensino de uma profissao Tudo, logo: Competencias e complexidade Uma competencia para cada situacao? Familias construidas pelo ator O tempo de refletir Situacoes e competencias, nao ha nada simples A construcao do espaco de acao Competencias, saberes e habitus Unidade e diversidade dos saberes uteis a acao

Tradutor: Claudia Schilling

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha