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Avanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990 : ensino de graduação

By: CORBUCCI, Paulo Roberto.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 869.Publisher: Brasília : IPEA, 2002Description: 34 p.Subject(s): Política Educacional | Ensino Superior
Contents:
1. Apresentação 2. Antecedentes: dilemas e desafios do ensino superior nos anos 1980 3. Diagnósticos de governo e propostas de ação 4. Planos, programas e ações 5. O processo de expansão do ensino superior no Brasil 6. Os gastos do MEC com o ensino superior 7. Conclusões 8. Desafios para a década atual
Abstract: Este texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticosAbstract: governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativasAbstract: (federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual
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Livro Especial Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Especial 1 Indisponível 10008360

1. Apresentação 2. Antecedentes: dilemas e desafios do ensino superior nos anos 1980 3. Diagnósticos de governo e propostas de ação 4. Planos, programas e ações 5. O processo de expansão do ensino superior no Brasil 6. Os gastos do MEC com o ensino superior 7. Conclusões 8. Desafios para a década atual

Este texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos

governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas

(federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual

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