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O fundo de manutenção e de desenvolvimento do ensino e valorização do magistério (FUNDEF) e seu impacto no financiamento do ensino fundamental

By: CASTRO, Jorge Abrahão de.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para discussão ; 604.Publisher: Brasília : IPEA, 1998Description: 46 p.Subject(s): Educação | Brasil
Contents:
1 Introdução 2 Aspecto jurídico-institucionais para o funcionamento do FUNDEF 3 O financiamento do ensino fundamental com a criação do FUNDEF 4 Cenário para oferta de recursos para o FUNDEF em 1998 5 Estimativa das demandas por ensino fundamental (matrícula inicial) 6 Estimativa para o gasto aluno/ano em 1998 7 Simulação do impacto do FUNDEf nas receitas de estados, DF e municípios 8 Simulação de alternativas de complementação de recursos pela União ao FUNDEF 9 Impacto do FUNDEF na disponibilidade de recursos para valorização do magistério
Abstract: O objetivo deste trabalho é fornecer elementos para a discussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério (FUNDEF) e seu impacto no financiamento do ensino fundamental. O FUNDEF torna o poder público obrigado a dar prioridade ao ensino fundamental obrigatório de 8 anos, com a inteção de: (i) aperfeiçoar o processo de gerenciamento orçamentário e financeiro no setor; (ii) garantir aumento de recursos; (iii) implementar uma política redistributiva de correção de desigualdades regionais e sociais; (iv) dar visibilidade à gestão dos recursos; e (v) valorizar o magistério. A preocupação quanto à possiblidade de se concretizarem essas intenções com apenas a criação do FUNDEF levou à indagaçãoAbstract: que dirige este trabalho: qual é a capacidade do FUNDEF de propiciar soluções para a manutenção e o desenvolvimento do ensino fundamental e a valorização do magistério? A hipótese é que o FUNDEF permitirá a consolidação de um bloco de receitas, com aumento de recursos para o ensino fundamental, mediante a complementação da União e o efetivo cumprimento dos dispositivos constitucionais, e que esses recursos serão destinados, de forma focalizada, para alguns estados e municípios, permitindo certa redução da desigualdade, com base em mínimo nacional, e a valorização do magistério em alguns estados e localidades
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Livro Especial Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Especial 1 Indisponível 10008461

1 Introdução 2 Aspecto jurídico-institucionais para o funcionamento do FUNDEF 3 O financiamento do ensino fundamental com a criação do FUNDEF 4 Cenário para oferta de recursos para o FUNDEF em 1998 5 Estimativa das demandas por ensino fundamental (matrícula inicial) 6 Estimativa para o gasto aluno/ano em 1998 7 Simulação do impacto do FUNDEf nas receitas de estados, DF e municípios 8 Simulação de alternativas de complementação de recursos pela União ao FUNDEF 9 Impacto do FUNDEF na disponibilidade de recursos para valorização do magistério

O objetivo deste trabalho é fornecer elementos para a discussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério (FUNDEF) e seu impacto no financiamento do ensino fundamental. O FUNDEF torna o poder público obrigado a dar prioridade ao ensino fundamental obrigatório de 8 anos, com a inteção de: (i) aperfeiçoar o processo de gerenciamento orçamentário e financeiro no setor; (ii) garantir aumento de recursos; (iii) implementar uma política redistributiva de correção de desigualdades regionais e sociais; (iv) dar visibilidade à gestão dos recursos; e (v) valorizar o magistério. A preocupação quanto à possiblidade de se concretizarem essas intenções com apenas a criação do FUNDEF levou à indagação

que dirige este trabalho: qual é a capacidade do FUNDEF de propiciar soluções para a manutenção e o desenvolvimento do ensino fundamental e a valorização do magistério? A hipótese é que o FUNDEF permitirá a consolidação de um bloco de receitas, com aumento de recursos para o ensino fundamental, mediante a complementação da União e o efetivo cumprimento dos dispositivos constitucionais, e que esses recursos serão destinados, de forma focalizada, para alguns estados e municípios, permitindo certa redução da desigualdade, com base em mínimo nacional, e a valorização do magistério em alguns estados e localidades

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