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PAIVA, Olgamir Amância Ferreira de

Contradições dos programas de transfêrencia de renda no campo da educação : suavizando efeitos da barbárie capitalista ou enfrentando a lógica deste mesmo sistema? - Brasília : Liber Livro / Faculdade de Educação-UnB, 2012 - 283 p. - Coleção Políticas Públicas de Educação .

Capítulo 1. Problematizando a realidade 1. Introdução 2. O problema de pesquisa 3. Objetivos: os desenvolvimentos pretendidos 4. Questões orientadoras: o norte perseguido 5. Referenciais teórico-metodológicos: o caminho percorrido 5.1. Categorias da análise e quadro de referência 5.2. Campo de pesquisa 5.3. Em busca do movimento do real: coleta e análise dos dados 5.4. Construindo a identidade do universo pesquisado 5.4.1. Escolas em perspectivas Capítulo 2. Política social: a complexa e contraditória relação entre Estado e sociedade e os reflexos na educação 1. Introdução 2. Estado e sociedade: uma relação dialética 3. A construção do direito social: uma realidade da sociedade de classes 4. Política social e bem-estar na sociedade contemporânea 5. Bem-Estar na América Latina: a realidade brasileira 6. A educação nos marcos do sistema capitalista 7. Educação brasileira: uma política social em contextos neoliberais 8. Evasão e repetência: notas dissonantes de uma educação que se anuncia democrática 9. Os processos excludentes no cotidiano da escola 10. Conclusão Capítulo 3. Programas de renda mínima como política educacional de corte social: concepções e experiências 1. Introdução 2. Os programas e transferência de renda e educação 3. Programas sociais e educação: Experiências brasileiras 3.1. Experiências nacionais: macroexperiências de transferência de renda 3.1.1. Bolsa-Escola federal: a troca de experiências entre o local e o nacional 3.1.2. Bolsa família: a macroexperiência de transferência de renda 3.2. Experiências estaduais: Movimento de direção à particularização 3.3. Experiência municipais: A força da política de inserção 3.4. Experiências no Distrito Federal: geral e particular num mesmo movimento 4. Conclusão Capítulo 4. O programa Renda-Minha-DF - o concreto em movimento 1. Introdução 2. Experiência local de transferência de renda 3. Reforço escolar: Mediações e contradições na estratégia de inclusão subordinada 4. Conclusão

9788579630828


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