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GONÇALVES, Flávio de Oliveira

Qualidade educacional nos municípios nordestinos : evidências a partir do Prova Brasil 2005 - Brasília : IPEA, jan./jun. 2013

O objetivo deste trabalho é verificar a capacidade das políticas públicas federais de promover a melhoria da qualidade da educação oferecida pelos municípios nordestinos. Para tanto, estima-se um modelo multinível em que o desempenho no teste de matemática da Prova Brasil de 2005 é explicado por: variáveis individuais dos alunos de oitava série do ensino fundamental; variáveis referentes às escolas; e, finalmente, características dos municípios que administram estas escolas. A partir deste modelo, observou-se que programas como Merenda Escolar e TV Escola – cujo conteúdo é voltado para a formação dos professores – têm impacto positivo e significante sobre o desempenho dos alunos. Outros programas não se mostraram eficazes nesta tarefa. No nível do município, observou-se um impacto negativo da desigualdade de renda medida pelo coeficiente de Gini e um impacto positivo de variáveis ligadas a democracia, crescimento e gastos em educação


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