Qualidade educacional nos municípios nordestinos : evidências a partir do Prova Brasil 2005
By: GONÇALVES, Flávio de Oliveira.
Contributor(s): FRANÇA, Marco Túlio Aniceto.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : IPEA, jan./jun. 2013Subject(s): Educação | Políticas Públicas | Política Educacional | Ensino Público | Desigualdade RegionalOnline resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 40, p. 107-139Abstract: O objetivo deste trabalho é verificar a capacidade das políticas públicas federais de promover a melhoria da qualidade da educação oferecida pelos municípios nordestinos. Para tanto, estima-se um modelo multinível em que o desempenho no teste de matemática da Prova Brasil de 2005 é explicado por: variáveis individuais dos alunos de oitava série do ensino fundamental; variáveis referentes às escolas; e, finalmente, características dos municípios que administram estas escolas. A partir deste modelo, observou-se que programas como Merenda Escolar e TV Escola cujo conteúdo é voltado para a formação dos professores têm impacto positivo e significante sobre o desempenho dos alunos. Outros programas não se mostraram eficazes nesta tarefa. No nível do município, observou-se um impacto negativo da desigualdade de renda medida pelo coeficiente de Gini e um impacto positivo de variáveis ligadas a democracia, crescimento e gastos em educaçãoO objetivo deste trabalho é verificar a capacidade das políticas públicas federais de promover a melhoria da qualidade da educação oferecida pelos municípios nordestinos. Para tanto, estima-se um modelo multinível em que o desempenho no teste de matemática da Prova Brasil de 2005 é explicado por: variáveis individuais dos alunos de oitava série do ensino fundamental; variáveis referentes às escolas; e, finalmente, características dos municípios que administram estas escolas. A partir deste modelo, observou-se que programas como Merenda Escolar e TV Escola cujo conteúdo é voltado para a formação dos professores têm impacto positivo e significante sobre o desempenho dos alunos. Outros programas não se mostraram eficazes nesta tarefa. No nível do município, observou-se um impacto negativo da desigualdade de renda medida pelo coeficiente de Gini e um impacto positivo de variáveis ligadas a democracia, crescimento e gastos em educação
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