<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › ISBD view
SCHARTZMAN, Simon

Programas sociais voltados à educação no Brasil o impacto do bolsa escola - Rio de Janeiro : SESC, 2006

Os programas sociais orientados para a área de educação, conhecidos como “Bolsa Escola”, têm por objetivo pobre as famílias pobres com crianças com um estipêndio monetário de tal forma a permitir e estimular estas famílias a colocarem seus filhos na escola. No Brasil, alguns programas deste tipo existem desde meados dos anos 90, e se transformaram em um programa federal desde 2001. Em 2004, o governo brasileiro juntou o programa Bolsa Escola com outros programas de renda mínima com o propósito de criar um programa amplo de ajuda familiar (Bolsa Família). Este artigo examina os impactos sobre a educação e a igualdade destes programas sociais na área de educação, utilizando dados da Pnad 2003. A análise revela que esses programas não são bem focalizados desde a ótica da educação. Esses programas são mais bem focalizados desde um ponto de vista de geração e transferência de renda, mas, ainda assim, possuem certas limitações. O artigo conclui que essas políticas ou programas não estão baseados em um processo de pesquisa bem fundamentado e, portanto, assumem pressupostos equivocados

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha