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Programas sociais voltados à educação no Brasil o impacto do bolsa escola

By: SCHARTZMAN, Simon.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : SESC, 2006Online resources: Acesso Sinais sociais 1, p. 114-144Abstract: Os programas sociais orientados para a área de educação, conhecidos comoAbstract: “Bolsa Escola”, têm por objetivo pobre as famílias pobres com crianças comAbstract: um estipêndio monetário de tal forma a permitir e estimular estas famílias aAbstract: colocarem seus filhos na escola. No Brasil, alguns programas deste tipo existem desde meados dos anos 90, e se transformaram em um programa federal desde 2001. Em 2004, o governo brasileiro juntou o programa Bolsa Escola comAbstract: outros programas de renda mínima com o propósito de criar um programaAbstract: amplo de ajuda familiar (Bolsa Família). Este artigo examina os impactos sobreAbstract: a educação e a igualdade destes programas sociais na área de educação,Abstract: utilizando dados da Pnad 2003. A análise revela que esses programas não sãoAbstract: bem focalizados desde a ótica da educação. Esses programas são mais bemAbstract: focalizados desde um ponto de vista de geração e transferência de renda,Abstract: mas, ainda assim, possuem certas limitações. O artigo conclui que essasAbstract: políticas ou programas não estão baseados em um processo de pesquisa bemAbstract: fundamentado e, portanto, assumem pressupostos equivocados
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Os programas sociais orientados para a área de educação, conhecidos como

“Bolsa Escola”, têm por objetivo pobre as famílias pobres com crianças com

um estipêndio monetário de tal forma a permitir e estimular estas famílias a

colocarem seus filhos na escola. No Brasil, alguns programas deste tipo existem desde meados dos anos 90, e se transformaram em um programa federal desde 2001. Em 2004, o governo brasileiro juntou o programa Bolsa Escola com

outros programas de renda mínima com o propósito de criar um programa

amplo de ajuda familiar (Bolsa Família). Este artigo examina os impactos sobre

a educação e a igualdade destes programas sociais na área de educação,

utilizando dados da Pnad 2003. A análise revela que esses programas não são

bem focalizados desde a ótica da educação. Esses programas são mais bem

focalizados desde um ponto de vista de geração e transferência de renda,

mas, ainda assim, possuem certas limitações. O artigo conclui que essas

políticas ou programas não estão baseados em um processo de pesquisa bem

fundamentado e, portanto, assumem pressupostos equivocados

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