<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos :
Normal view MARC view ISBD view

Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos : livro-base de preparacao para certificacao PMP - project management professional

Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Rio de Janeiro : Qualitymark, 2003Description: 412 p.Subject(s): Gestão de Projetos | Administração do Tempo | Custo | Qualidade | Comunicação Organizacional
Contents:
Capitulo 1 - A estrutura do gerenciamento de projetos Conceitos principais Definicao de projeto Definicao de programa e subprojeto Ciclo de vida Ciclo de vida do projeto Ciclo de vida do gerenciamento do projeto Interessados no projeto Os principais interessados no projeto Gerente do projeto Patrocinador Gerenciamento dos interessados no projeto Plano de gerenciamento dos interessados no projeto A diferenca de atribuicoes entre o project expeditor e o project coordinator Influencia socioeconomica-ambiental Project office ou escritorio de projetos Suporte administrativo Metodos e padroes Consultoria e aconselhamento (mentoracao) Treinamento Acompanhamento dos profissionais em gerencia de projetos Estruturas organizacionais Capitulo 2 - Gerenciamento do escopo Conceitos principais Definicao de escopo Estrutura analitica do trabalho Dicionario da WBS Plano de de gerenciamento do escopo Controle de alteracoes do escopo Verificacao do escopo Definicao e decomposicao do escopo Project charter Metodos de selecao do projeto Restricoes Acao corretiva Scope statement ou declaracao do escopo Statement of work Gerenciamento por objetivos Capitulo 3 - Gerenciamento do tempo Conceitos principais Plano de gerenciamento do cronograma Elaboracao do cronograma Diagrama de rede Caminho critico Folgas Outros recursos de progra,acao Reducao dos prazos Grafico de barras Marcos Metodos de estimativas Nivelamento de recursos Metodos de otimizacao de utilizacao de recursos GERT - Graphic evaluation and review technique Analise de variancias Capitulo 4 - Conceitos principais Aspectos gerais de gerenciamento do custo Plano de gerenciamento de recursos Metodos de selecao de projetos Analise financeira de projetos Entradas para estimativas de custos Classificacao das estimativas de custos Analogia ou top down Parametrizacao Composicao ou bottom up Ferramentas computadorizadas para estimativa Nivel de precisao e risco nas estimativas de custo Orcamentacao Controle de custos Metodos de avaliacao de progresso fisico de atividades poderado 50/50, 20/80, 0/100 Analise earned value Capitulo 5 - Gerenciamento da qualidade Conceitos principais Plano de gerenciamento da qualidade Definicao de qualidade Prevencao em vez de inspecao Garantia da qualidade Controle da qualidade Qualidade e grau Graficos de controle Diagrama de pareto Gold plating Gerenciamento da qualidade total (TQM) Ferramentas de controle de qualidade Auditorias de qualidade Melhoria continua (ou Kaizen) Custo de conformidade e nao-conformidade Distribuicao normal Desvio-padrao (ou sigma) Media Populacao Amostra Variavel Atributo Probabilidae ISO 9000 Capitulo 6 - Gerenciamento de recursos humanos Conceitos principais Atribuicao de papeis e responsabilidades O poder do gerente de projetos Poder formal Penalidade Recompensa Especialista Referencia Gerenciamento do conflito Fontes de conflito Tecnicas para resolucao de conflitos Forca (forcing) Panos quentes (smoothing) Compromisso ou negociacao (compromise) Solucao de problemas, confronto ou colaboracao (problem solving or confrotation) Retirada (withdrawal) Atividades de integracao da equipe (team building) Teorias da motivacao Teorias X e Y de McGregor Teoria de Maslow - hierarquia de necessidades (piramide de Maslow) Teoria de Herzberg Habilidades de um lider War room Teoria da curva de aprendizagem Capitulo 7 - Gerenciamento da comunicacao Conceitos principais A importancia da comunicacao Modelo de comunicacao Barreiras de comunicacao Canais de comunicacao Tipos de comunicacao Estilos de comunicacao O gerenciamento das comunicacoes do projeto Planejamento das comunicacoes A gestao das comunicacoes Tecnologia das comunicacoes Analise dos interessados (stakeholders) Distribuicao das informacoes Criando comunicacoes bem-sucedidas com o time de projeto Por que as reunioes nao sao efetivas/ Relatorio de desempenho Encerramento administrativo Como saber quando um projeto foi concluido com sucesso Como os projetos sao encerrados Capitulo 8 - Gerenciamento de riscos Conceitos principais Definicao de risco Incerteza e impacto Categorias de risco Riscos tecnicos, de qualidade, ou de desempenho Riscos de gerencia de projeto Riscos organizacionais Riscos externos Teoria da decisao Decisao com base em certeza Decisao sob risco Incerteza Teoria da utilidade Tolerancia ao risco Tecnica delphi Valor monetario esperado (VME) Arvore de decisao Plano do gerenciamento do risco Identificacao de riscos Analise qualitativa de riscos Matriz de ranking Analise quantitativa de riscos Estrategias de resposta ao risco Contingencia e fallback Plano de resposta ao risco Workaround plans (planos de alternativas) Capitulo 9 - Gerenciamento das aquisicoes Conceitos principais A decisao de comprar fora (make or buy - por que contratar/comprar?) Definicao do produto (SOW - O que vamos contratar/comprar?) Definicao da estrutura de contratacao (Quem vai comprar ou contratar?) Selecao do tipo de contrato (Qual a forma de contratar?) Definicao do plano de gerenciamento do contrato Definicoes sobre propostas Assinatura do contrato Acompanhamento/administracao dos contratos Auditoria de aquisicoes e encerramento do contrato Visao de parceria Uso de documentos padronizados e listas de verificacao (check lists) A atuacao do gerente do projeto e fundamental Capitulo 10 - Conceitos principais O gerente do projeto como um integrador O plano do projeto Controle integrado de alteracoes Sistema de controle de alteracoes Licoes aprendidas Como fazer uma reuniao de licoes aprendidas? Sistema de autorizacao de trabalho Change control board (CCB) ou comite de controle de alteracoes Gerenciamento da configuracao Sistema de informacao de gerenciamento de projeto Capitulo 11 - Etica e responsabilidade profissional em gerenciamento de projeto Conceitos principais Etica Conflitos de interesse Responsabilidade profissional Codigo de conduta profissional Codigo de etica
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 2.20C735c (Browse shelf) 1 Available 10009122

Capitulo 1 - A estrutura do gerenciamento de projetos Conceitos principais Definicao de projeto Definicao de programa e subprojeto Ciclo de vida Ciclo de vida do projeto Ciclo de vida do gerenciamento do projeto Interessados no projeto Os principais interessados no projeto Gerente do projeto Patrocinador Gerenciamento dos interessados no projeto Plano de gerenciamento dos interessados no projeto A diferenca de atribuicoes entre o project expeditor e o project coordinator Influencia socioeconomica-ambiental Project office ou escritorio de projetos Suporte administrativo Metodos e padroes Consultoria e aconselhamento (mentoracao) Treinamento Acompanhamento dos profissionais em gerencia de projetos Estruturas organizacionais Capitulo 2 - Gerenciamento do escopo Conceitos principais Definicao de escopo Estrutura analitica do trabalho Dicionario da WBS Plano de de gerenciamento do escopo Controle de alteracoes do escopo Verificacao do escopo Definicao e decomposicao do escopo Project charter Metodos de selecao do projeto Restricoes Acao corretiva Scope statement ou declaracao do escopo Statement of work Gerenciamento por objetivos Capitulo 3 - Gerenciamento do tempo Conceitos principais Plano de gerenciamento do cronograma Elaboracao do cronograma Diagrama de rede Caminho critico Folgas Outros recursos de progra,acao Reducao dos prazos Grafico de barras Marcos Metodos de estimativas Nivelamento de recursos Metodos de otimizacao de utilizacao de recursos GERT - Graphic evaluation and review technique Analise de variancias Capitulo 4 - Conceitos principais Aspectos gerais de gerenciamento do custo Plano de gerenciamento de recursos Metodos de selecao de projetos Analise financeira de projetos Entradas para estimativas de custos Classificacao das estimativas de custos Analogia ou top down Parametrizacao Composicao ou bottom up Ferramentas computadorizadas para estimativa Nivel de precisao e risco nas estimativas de custo Orcamentacao Controle de custos Metodos de avaliacao de progresso fisico de atividades poderado 50/50, 20/80, 0/100 Analise earned value Capitulo 5 - Gerenciamento da qualidade Conceitos principais Plano de gerenciamento da qualidade Definicao de qualidade Prevencao em vez de inspecao Garantia da qualidade Controle da qualidade Qualidade e grau Graficos de controle Diagrama de pareto Gold plating Gerenciamento da qualidade total (TQM) Ferramentas de controle de qualidade Auditorias de qualidade Melhoria continua (ou Kaizen) Custo de conformidade e nao-conformidade Distribuicao normal Desvio-padrao (ou sigma) Media Populacao Amostra Variavel Atributo Probabilidae ISO 9000 Capitulo 6 - Gerenciamento de recursos humanos Conceitos principais Atribuicao de papeis e responsabilidades O poder do gerente de projetos Poder formal Penalidade Recompensa Especialista Referencia Gerenciamento do conflito Fontes de conflito Tecnicas para resolucao de conflitos Forca (forcing) Panos quentes (smoothing) Compromisso ou negociacao (compromise) Solucao de problemas, confronto ou colaboracao (problem solving or confrotation) Retirada (withdrawal) Atividades de integracao da equipe (team building) Teorias da motivacao Teorias X e Y de McGregor Teoria de Maslow - hierarquia de necessidades (piramide de Maslow) Teoria de Herzberg Habilidades de um lider War room Teoria da curva de aprendizagem Capitulo 7 - Gerenciamento da comunicacao Conceitos principais A importancia da comunicacao Modelo de comunicacao Barreiras de comunicacao Canais de comunicacao Tipos de comunicacao Estilos de comunicacao O gerenciamento das comunicacoes do projeto Planejamento das comunicacoes A gestao das comunicacoes Tecnologia das comunicacoes Analise dos interessados (stakeholders) Distribuicao das informacoes Criando comunicacoes bem-sucedidas com o time de projeto Por que as reunioes nao sao efetivas/ Relatorio de desempenho Encerramento administrativo Como saber quando um projeto foi concluido com sucesso Como os projetos sao encerrados Capitulo 8 - Gerenciamento de riscos Conceitos principais Definicao de risco Incerteza e impacto Categorias de risco Riscos tecnicos, de qualidade, ou de desempenho Riscos de gerencia de projeto Riscos organizacionais Riscos externos Teoria da decisao Decisao com base em certeza Decisao sob risco Incerteza Teoria da utilidade Tolerancia ao risco Tecnica delphi Valor monetario esperado (VME) Arvore de decisao Plano do gerenciamento do risco Identificacao de riscos Analise qualitativa de riscos Matriz de ranking Analise quantitativa de riscos Estrategias de resposta ao risco Contingencia e fallback Plano de resposta ao risco Workaround plans (planos de alternativas) Capitulo 9 - Gerenciamento das aquisicoes Conceitos principais A decisao de comprar fora (make or buy - por que contratar/comprar?) Definicao do produto (SOW - O que vamos contratar/comprar?) Definicao da estrutura de contratacao (Quem vai comprar ou contratar?) Selecao do tipo de contrato (Qual a forma de contratar?) Definicao do plano de gerenciamento do contrato Definicoes sobre propostas Assinatura do contrato Acompanhamento/administracao dos contratos Auditoria de aquisicoes e encerramento do contrato Visao de parceria Uso de documentos padronizados e listas de verificacao (check lists) A atuacao do gerente do projeto e fundamental Capitulo 10 - Conceitos principais O gerente do projeto como um integrador O plano do projeto Controle integrado de alteracoes Sistema de controle de alteracoes Licoes aprendidas Como fazer uma reuniao de licoes aprendidas? Sistema de autorizacao de trabalho Change control board (CCB) ou comite de controle de alteracoes Gerenciamento da configuracao Sistema de informacao de gerenciamento de projeto Capitulo 11 - Etica e responsabilidade profissional em gerenciamento de projeto Conceitos principais Etica Conflitos de interesse Responsabilidade profissional Codigo de conduta profissional Codigo de etica

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha