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A repetência no contexto internacional: o que dizem os dados de avaliações das quais o Brasil não participa?

By: SOARES, Segei Suarez Dillon.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para discussão ; 1300.Publisher: Brasília : IPEA, 2007Description: 39 p.Subject(s): Política Pública | Política Educacional | Ensino Público | Avaliação | BrasilOnline resources: Acesso
Contents:
Dados Análise univariada Análise de regressão
Abstract: O Brasil se caracteriza por um altíssimo nível de repatência. Apenas Angola tem taxas tão altas quanto as brasileiras. As evidências qualitativas e quantitativas estabelecendo um elo entre a repetência e a evasão escolar são extensas. No entanto, há pouca discussão no Brasil sobre o impacto da repetência no contexto internacional. O objetivo deste texto é usar os dados de duas avaliações internacionais - em matemática e ciências (Trends in International Mathematics an Science Study, Timss) e em leitura (Progress in International Reading Literacy Study, PIRLS) - para estimar em que medida as políticas de combate à repetência têm impactos negativos sobre o desempenho em testes padronizados. Para estimar este impacto, usei tanto comparações univariadas dos resultados de países com diversas políticas com relação à progressão continuada, como também análise de regressão na qual cada país representa uma unidade. Os resultados mostram que as políticas de prgressão continuada não exercem qualquer impacto negativo sobre o desempenho escolar dos alunos. Ao contrário, verifica-se um impacto positivo de políticas de progressão continuada sobre os resultados dos exames, embora estes não sejam significativos devido ao baixo número de observações na amostra
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Livro Especial Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Especial 8.001IPEA 1300 (Browse shelf) 1 Indisponível 10011517

Dados Análise univariada Análise de regressão

O Brasil se caracteriza por um altíssimo nível de repatência. Apenas Angola tem taxas tão altas quanto as brasileiras. As evidências qualitativas e quantitativas estabelecendo um elo entre a repetência e a evasão escolar são extensas. No entanto, há pouca discussão no Brasil sobre o impacto da repetência no contexto internacional. O objetivo deste texto é usar os dados de duas avaliações internacionais - em matemática e ciências (Trends in International Mathematics an Science Study, Timss) e em leitura (Progress in International Reading Literacy Study, PIRLS) - para estimar em que medida as políticas de combate à repetência têm impactos negativos sobre o desempenho em testes padronizados. Para estimar este impacto, usei tanto comparações univariadas dos resultados de países com diversas políticas com relação à progressão continuada, como também análise de regressão na qual cada país representa uma unidade. Os resultados mostram que as políticas de prgressão continuada não exercem qualquer impacto negativo sobre o desempenho escolar dos alunos. Ao contrário, verifica-se um impacto positivo de políticas de progressão continuada sobre os resultados dos exames, embora estes não sejam significativos devido ao baixo número de observações na amostra

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