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Projeto pedagógico para o curso de graduação em administração : uma proposta metodológica

By: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2001Description: 250 p.Subject(s): Educação | Projeto pedagógico | Currículo | Planejamento estratégico | Ensino Superior | Administração | Ensino | TeseOnline resources: Acesso
Contents:
1. Introdução 1.1. Exposição do tema 1.2. Organização do estudo 1.3. Definição do problema 1.4. Objetivos 1.5. Relevância, originalidade e ineditismo 1.5.1. Relevância 1.5.2. Originalidade 1.5.3. Ineditismo 1.6. Procedimentos metodológicos 1.6.1. A natureza da pesquisa 1.6.2. Caracterização do estudo 1.6.3. Definição das variáveis e/ou das categorias de análise 1.6.4. Técnicas de coleta e de tratamento dos dados 1.6.5. Limitações do estudo 2. O ambiente externo das organizações 3. Metodologias de planejamento estratégico 3.1. Origem e evolução 3.2. Metodologias de planejamento estratégico 3.3. Causas de falhas mais comuns na elaboração do planejamento estratégico 3.3.1 - Antes da elaboração 3.3.2. Durante a elaboração 3.3.3. Durante a implementação 4. Currículo e teoria curricular 4.1. A tradição curricular americana 4.2. O campo do currículo no Brasil: origens e desenvolvimento inicial 4.2.1. As origens do campo do currículo no Brasil 4.2.1.1. O desenvolvimento do campo do currículo no INEP 4.2.1.2. O desenvolvimento do campo do currículo no PABAEE 4.2.1.3. O desenvolvimento do campo do currículo no Brasil nos anos sessenta e setenta 4.2.1.3.1. Os primeiros esforços para introduzir currículos e programas nas universidades brasileiras 4.2.1.3.2. A introdução de currículos e programas nas faculdades de educação brasileiras 4.2.1.4. O currículo no anos setenta 4.2.1.5. A educação nos anos oitenta 5. O ensino de administração no Brasil 5.1. O ensino de administração nos Estados Unidos 5.2. O ensino de administração na Europa 5.3. O ensino de administração no Brasil 5.3.1. Relevância da formação generalista 6. Projeto pedagógico para o curso de graduação em administração: uma proposta metodológica 6.1. Considerações iniciais 6.2. As oportunidades oferecidas pela LDB para as instituições de ensino 6.3. Proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em administração 6.4. Proposta metodológica para revisão, análise e implementação do projeto pedagógico para o curso de graduação em administração 6.4.1. Fase 1: Sensibilização - a necessidade da mudança 6.4.1.1. Sensibilização - a necessidade da mudança 6.4.2. Fase 2: Objetivos do projeto pedagógico 6.4.3. Fase 3: O resgate histórico do curso e do mercado 6.4.4. Fase 4: A realidade atual do curso e de mercado: diagnóstico estratégico 6.4.5. Fase 5: Em busca de uma identidade própria para o curso de graduação em administração: a questão do currículo 6.4.6. Fase 6: Checagem do currículo proposto em relação a realidade interna e externa 6.4.7. Fase 7: implementação e monitoração 6.4.7.1. Implementação 6.4.7.2. Monitoração 7. Conclusões e recomendações 7.1. Conclusões 7.2. Recomendações
Dissertation note: ^aTese^bDoutorado em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina
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Tese Biblioteca Graciliano Ramos
Tese 12A553p (Browse shelf) 1 Available 10012917

^aTese^bDoutorado em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina

1. Introdução 1.1. Exposição do tema 1.2. Organização do estudo 1.3. Definição do problema 1.4. Objetivos 1.5. Relevância, originalidade e ineditismo 1.5.1. Relevância 1.5.2. Originalidade 1.5.3. Ineditismo 1.6. Procedimentos metodológicos 1.6.1. A natureza da pesquisa 1.6.2. Caracterização do estudo 1.6.3. Definição das variáveis e/ou das categorias de análise 1.6.4. Técnicas de coleta e de tratamento dos dados 1.6.5. Limitações do estudo 2. O ambiente externo das organizações 3. Metodologias de planejamento estratégico 3.1. Origem e evolução 3.2. Metodologias de planejamento estratégico 3.3. Causas de falhas mais comuns na elaboração do planejamento estratégico 3.3.1 - Antes da elaboração 3.3.2. Durante a elaboração 3.3.3. Durante a implementação 4. Currículo e teoria curricular 4.1. A tradição curricular americana 4.2. O campo do currículo no Brasil: origens e desenvolvimento inicial 4.2.1. As origens do campo do currículo no Brasil 4.2.1.1. O desenvolvimento do campo do currículo no INEP 4.2.1.2. O desenvolvimento do campo do currículo no PABAEE 4.2.1.3. O desenvolvimento do campo do currículo no Brasil nos anos sessenta e setenta 4.2.1.3.1. Os primeiros esforços para introduzir currículos e programas nas universidades brasileiras 4.2.1.3.2. A introdução de currículos e programas nas faculdades de educação brasileiras 4.2.1.4. O currículo no anos setenta 4.2.1.5. A educação nos anos oitenta 5. O ensino de administração no Brasil 5.1. O ensino de administração nos Estados Unidos 5.2. O ensino de administração na Europa 5.3. O ensino de administração no Brasil 5.3.1. Relevância da formação generalista 6. Projeto pedagógico para o curso de graduação em administração: uma proposta metodológica 6.1. Considerações iniciais 6.2. As oportunidades oferecidas pela LDB para as instituições de ensino 6.3. Proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em administração 6.4. Proposta metodológica para revisão, análise e implementação do projeto pedagógico para o curso de graduação em administração 6.4.1. Fase 1: Sensibilização - a necessidade da mudança 6.4.1.1. Sensibilização - a necessidade da mudança 6.4.2. Fase 2: Objetivos do projeto pedagógico 6.4.3. Fase 3: O resgate histórico do curso e do mercado 6.4.4. Fase 4: A realidade atual do curso e de mercado: diagnóstico estratégico 6.4.5. Fase 5: Em busca de uma identidade própria para o curso de graduação em administração: a questão do currículo 6.4.6. Fase 6: Checagem do currículo proposto em relação a realidade interna e externa 6.4.7. Fase 7: implementação e monitoração 6.4.7.1. Implementação 6.4.7.2. Monitoração 7. Conclusões e recomendações 7.1. Conclusões 7.2. Recomendações

Esta tese foi julgada adequada para a obetenção do título de doutor em engenharia de produção (Área de concentração: mudança e inovação tecnológica), e aprovada em sua forma final pelo curso de pós-graduação em engenharia de produção. Coordenador do curso Professor Doutor Ricardo Miranda Barcia.

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